25 anos do Recrutinha: estande comemorativo atrai crianças e jovens em Brasília - Notícias
25 anos do Recrutinha: estande comemorativo atrai crianças e jovens em Brasília
Integração com a sociedade
Fotos: ST Edmilson
• De 10 a 12 de outubro, no Park Shopping, em Brasília, foi celebrado os 25 anos do Recrutinha, personagem criado pelo Exército Brasileiro para educar crianças e jovens. O estande gratuito atraiu muitas famílias e ofereceu brindes, exposição sobre o Exército e a presença do criador, Luiz Fernando Vieira, que autografou seu novo almanaque. Ele expressou sua emoção ao ver o impacto do Recrutinha ao longo dos anos, especialmente na alfabetização.
• O evento foi especialmente movimentado no Dia das Crianças, com muitos pais e filhos em fila para fotos e autógrafos. Jânio, ex-soldado, destacou o valor do civismo, enquanto Sara, mãe de Isabela, ficou animada por conhecer o autor e receber uma revista autografada.
• O Recrutinha, que surgiu em 2000, tem ensinado sobre a história do Brasil e o Exército de maneira lúdica.
Brasília (DF) – Da sexta-feira, 10, até o Dia das Crianças, 12, uma multidão de crianças e jovens prestigiou, no Park Shopping, em Brasília, o estande em celebração aos 25 anos do Recrutinha, pesonagem criado pelo Exército Brasileiro para levar educação e civismo às novas gerações de forma acessível e divertida. Gratuita, a atração contou com a presença dos personagens Recrutinha e Olivinha, com distribuição de brindes e com uma exposição sobre o Exército com maquetes, painéis e motocicletas militares. O criador do Recrutinha, o cartunista Luiz Fernando Vieira, também marcou presença no local autografando o mais recente almanaque de aventuras do personagem.
Emocionado com a presença das crianças no estande, Vieira destacou o significado da celebração de 25 anos. “Quando criei o Recrutinha, não imaginava que ele fosse ter um alcance tão grande e chegar a 25 anos, inclusive ajudando a alfabetizar várias crianças pelo Brasil. Quando viajo para bienais, vejo o tanto de alcance que ele tem com o público-alvo que são as crianças. É muito gratificante”.
Público diverso
O estande foi bem prestigiado nos três dias, com destaque para o Dia das Crianças, data oficial de anviersário do Recrutinha. No domingo, 12, uma extensa fila de crianças e jovens acompanhados por seus pais esperavam sua vez para obter um almanaque autografado e uma foto com o Recrutinha ou com a Olivinha, outro personagem militar criado por Luiz Fernando Vieira. O público incluía tanto pessoas que já conheciam o Recrutinha quanto leitores de primeira viagem. Ex-soldado do Exército, o engenheiro de produção Jânio Pereira da Silva levou a família inteira para prestigiar o estande – e destacou que lembra das revistinhas do Recrutinha desde a época em que servia em Cristalina-GO.
“É muito bom ver um personagem que só dissemina coisas boas como patriotismo e civismo. É ótimo estar com a família presente neste momento”, disse. A esposa de Jânio, Liliane de Morais Pereira, é professora e também ficou entusiasmada com o viés didático das revistinhas. “É importante divulgar o trabalho do Exército, o civismo, o patriotismo, os bons exemplos, e trabalhar esses valores com as crianças para que elas não tenham receio das Forças Armadas”.
Mãe de Isabela, de 9 anos, Sara Ferreira do Nascimento não conhecia o Recrutinha. Surpresa com as publicações, ela também destacou a oportunidade de interagir pessoalmente com o próprio criador do personagem. “O que mais me chamou a atenção foi ter uma revista autografada pelo autor que faz as histórias, os desenhos. É um grande privilégio fazer parte deste evento, e é muito interessante ver que as crianças podem ser educadas de um jeito lúdico”.
Recrutinha
O Recrutinha foi criado pelo cartunista Luiz Fernando Vieira quando servia como Cabo no Centro de Comunicação Social do Exército. Inspirado no próprio criador, o personagem apareceu pela primeira vez em um encarte de curiosidades e passatempos do Noticiário do Exército no dia 12 de outubro de 2000. Em abril de 2006, o Recrutinha ganhou sua primeira revista exclusiva, e tornou-se, com suas aventuras, um importante disseminador de educação, cultura e civismo para crianças e adolescentes.
Ao longo dos anos, as histórias abordaram de forma divertida e acessível vários episódios da História do Brasil, contribuições do Exército para a sociedade e vários outros tópicos, como esportes e cultura geral. Algumas edições chegaram a ser lançadas em diferentes idiomas, como italiano, espanhol e inglês. O Recrutinha também marca presença em diversos eventos do Exército e em bienais e feiras literárias realizadas pelo país.
Confira aqui o Almanaque comemorativo dos 25 anos do Recrutinha e aqui várias outras histórias do personagem.
Saiba mais:
25 anos do Recrutinha: estande inicia celebração em Brasília
Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército