Exercício simula resgate em área edificada com Força de Prontidão - Notícias
Exercício simula resgate em área edificada com Força de Prontidão
Operacionalidade
23ª Brigada de Infantaria de Selva
- Exercício Coordenado em Marabá: a 23ª Brigada de Infantaria de Selva coordenou um exercício de apoio ao Sistema de Defesa Civil em Marabá (PA), entre 16 e 18 de setembro, com ampla participação interagências.
- Simulação e Treinamento: o treinamento incluiu um simpósio sobre “Ajuda Humanitária”, a criação de um gabinete de crise, uma simulação de resgate em área edificada e um apronto operacional.
- Reforço de Prontidão: o exercício foi crucial para manter a Brigada permanentemente pronta para missões de cooperação, reforçando sua flexibilidade, adaptabilidade e modularidade.
Marabá (PA) – No período de 16 a 18 de setembro, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, Força de Prontidão do Comando Militar do Norte (CMN) e Força de Emprego Estratégico do Exército, coordenou a execução de um exercício de apoio ao Sistema de Proteção e Defesa Civil, com simulação de resgate em área edificada. A atividade foi realizada em Marabá e faz parte do calendário anual de instruções da Brigada.
O exercício contou com a participação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Marabá, da Secretaria Municipal de Segurança Institucional, da Secretaria Municipal de Saúde, da Polícia Militar do Pará, do 5º Grupamento Bombeiro Militar, da Guarda Municipal e das empresas Equatorial Energia e Companhia Vale do Rio Doce.
Inicialmente, foi realizado um simpósio com o tema “Ajuda Humanitária”, com a apresentação da concepção do tema no âmbito do Exército e sob a ótica da Defesa Civil. Posteriormente, executou-se um exercício prático, contendo um estudo de caso de gerenciamento de crise (com lideranças das agências e instituições envolvidas) e a realização de uma simulação de resgate em área edificada. Ao término, um apronto operacional, com a presença de pessoal e material das tropas da 23ª Bda Inf Sl e dos órgãos e agências componentes do Sistema de Defesa Civil, coroou o treinamento.
O exercício de apoio à Defesa Civil foi fundamental para manter a relevante brigada da Amazônia permanentemente pronta para cumprir missões de cooperação e coordenação com agências e instituições civis e militares. Além disso, reforça a flexibilidade, adaptabilidade e modularidade da 23ª Bda Inf Sl no amplo espectro das operações.
Saiba mais:
23ª Brigada de Infantaria de Selva realiza exercício de tiro com obuseiros e morteiros
Tropas da 23ª Brigada de Infantaria de Selva realizam Exercício Tático de Tiro Real
Exército reforça prontidão na Amazônia com Exercício Tático de Tiro Real da 23ª Brigada
Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp
Fonte: 23ª Brigada de Infantaria de Selva