Exercício simula resgate em área edificada com Força de Prontidão

Operacionalidade

Publicado em 22/09/2025 16h59 | Atualizada em 24/09/2025 11h11

23ª Brigada de Infantaria de Selva

  • Exercício Coordenado em Marabá: a 23ª Brigada de Infantaria de Selva coordenou um exercício de apoio ao Sistema de Defesa Civil em Marabá (PA), entre 16 e 18 de setembro, com ampla participação interagências.
     
  • Simulação e Treinamento: o treinamento incluiu um simpósio sobre “Ajuda Humanitária”, a criação de um gabinete de crise, uma simulação de resgate em área edificada e um apronto operacional.
     
  • Reforço de Prontidão: o exercício foi crucial para manter a Brigada permanentemente pronta para missões de cooperação, reforçando sua flexibilidade, adaptabilidade e modularidade.

Marabá (PA) – No período de 16 a 18 de setembro, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, Força de Prontidão do Comando Militar do Norte (CMN) e Força de Emprego Estratégico do Exército, coordenou a execução de um exercício de apoio ao Sistema de Proteção e Defesa Civil, com simulação de resgate em área edificada. A atividade foi realizada em Marabá e faz parte do calendário anual de instruções da Brigada.
 


O exercício contou com a participação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Marabá, da Secretaria Municipal de Segurança Institucional, da Secretaria Municipal de Saúde, da Polícia Militar do Pará, do 5º Grupamento Bombeiro Militar, da Guarda Municipal e das empresas Equatorial Energia e Companhia Vale do Rio Doce. 
 


Inicialmente, foi realizado um simpósio com o tema “Ajuda Humanitária”, com a apresentação da concepção do tema no âmbito do Exército e sob a ótica da Defesa Civil. Posteriormente, executou-se um exercício prático, contendo um estudo de caso de gerenciamento de crise (com lideranças das agências e instituições envolvidas) e a realização de uma simulação de resgate em área edificada. Ao término, um apronto operacional, com a presença de pessoal e material das tropas da 23ª Bda Inf Sl e dos órgãos e agências componentes do Sistema de Defesa Civil, coroou o treinamento.
 


O exercício de apoio à Defesa Civil foi fundamental para manter a relevante brigada da Amazônia permanentemente pronta para cumprir missões de cooperação e coordenação com agências e instituições civis e militares. Além disso, reforça a flexibilidade, adaptabilidade e modularidade da 23ª Bda Inf Sl no amplo espectro das operações.

Saiba mais:

23ª Brigada de Infantaria de Selva realiza exercício de tiro com obuseiros e morteiros

Tropas da 23ª Brigada de Infantaria de Selva realizam Exercício Tático de Tiro Real

23ª Brigada de Infantaria de Selva realiza certificação como Força de Prontidão do Comando Militar do Norte

Exército reforça prontidão na Amazônia com Exercício Tático de Tiro Real da 23ª Brigada

Siga o canal do Exército Brasileiro no WhatsApp

 

Fonte: 23ª Brigada de Infantaria de Selva

Conteúdo Relacionado