10ª Região Militar homenageia Patrono da Infantaria com solenidades e ações culturais - Notícias
10ª Região Militar homenageia Patrono da Infantaria com solenidades e ações culturais
Brigadeiro Antônio de Sampaio
10ª Região Militar
Fortaleza (CE) – A 10ª Região Militar (10ª RM), sediada em Fortaleza, promoveu nos dias 22 e 23 de maio, uma série de atividades em homenagem ao Brigadeiro Antônio de Sampaio, Patrono da Arma de Infantaria. A programação celebrou os 215 anos de nascimento do herói cearense, natural de Tamboril-CE, reconhecido por sua bravura e liderança na Guerra da Tríplice Aliança.
A principal solenidade ocorreu no dia 22 de maio, nas instalações do 23º Batalhão de Caçadores, com a presença do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, de integrantes do Alto Comando e autoridades civis e militares. O evento destacou o legado do Brigadeiro Sampaio e o papel fundamental da Infantaria nas missões constitucionais do Exército Brasileiro, como a Defesa da Pátria, Garantia da Lei e da Ordem e apoio à Defesa Civil.
Um dos momentos de maior destaque foi a presença do Tenente Geraldo Rodrigues de Oliveira, veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que aos 103 anos participou da solenidade e compartilhou sua trajetória na Segunda Guerra Mundial. O evento também contou com uma palestra alusiva à data, visitas aos espaços históricos da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, além da tradicional viagem à cidade de Tamboril e uma cerimônia no Panteão Brigadeiro Sampaio, onde repousam os restos mortais do Patrono.
Valorização da memória marca visitação à 10ª Região Militar
Dando continuidade às comemorações, no dia 23 de maio foi realizada uma cerimônia especial no Panteão Brigadeiro Sampaio, localizado em frente ao Quartel-General da 10ª RM. A atividade reafirmou o compromisso da Força Terrestre com a preservação da memória de seus heróis, reforçando o simbolismo do espaço como local de respeito e reverência à história militar brasileira.
Na sequência, os participantes visitaram os espaços culturais da Região Martim Soares Moreno e o Espaço Cultural da FEB e da Artilharia do Ceará, instalado no Forte General Tibúrcio e inaugurado em 9 de maio. Os locais abrigam acervos dedicados à memória do Exército Brasileiro, contribuindo para a valorização das tradições e da identidade militar na capital cearense.
As comemorações na 10ª Região Militar evidenciaram a importância de se preservar os valores históricos e culturais do Exército, unindo passado e presente por meio de atividades que promovem o patriotismo, a educação cívica e o respeito aos feitos daqueles que marcaram a trajetória da instituição.
Conheça melhor as tropas de infantaria do Exército Brasileiro:
Você conhece a Canção da Infantaria?
Clique aqui para ver o texto alusivo ao Dia da Arma de Infantaria
Fonte: 10ª Região Militar