Força Terrestre Componente apresenta poder de combate na Operação Atlas - Notícias
Força Terrestre Componente apresenta poder de combate na Operação Atlas
Operacionalidade
ST Sionir
• A Força Terrestre Componente (FTC) demonstrou em Boa Vista capacidades para a Operação Atlas, o maior exercício conjunto de 2025. Foram mobilizados 4 mil militares e um robusto conjunto de 505 viaturas (55 blindadas) e 10 aeronaves
• As tropas da FTC apresentaram capacidades diversas, como blindadas, aeromóveis e DQBRN. Elas executarão ações complexas, incluindo assaltos, travessias, defesa de infraestrutura crítica e uso de munição real
• O exercício confirma a prontidão e o papel do Exército como instrumento indispensável da defesa nacional. Envolve militares de 105 organizações, aprimorando a interoperabilidade e a capacidade de projetar poder em todo o território.
Boa Vista (RR) – A Força Terrestre Componente (FTC) demonstrou, em 3 de outubro, na Base Aérea de Boa Vista, suas principais capacidades operacionais que serão empregadas na Operação Atlas, maior exercício conjunto das Forças Armadas em 2025. A apresentação dá continuidade ao apronto operacional da tropa e reforça o notável potencial de preparo e prontidão do Exército Brasileiro.
A FTC, formada por efetivos de todos os oito Comandos Militares de Área do país, reuniu cerca de 4 mil militares e um robusto conjunto de meios: 505 viaturas (sendo 55 blindadas) e 10 aeronaves de asa rotativa. A mobilização estratégica inclui viaturas como o blindado leve Guaicuru, o transporte de pessoal Guarani, os carros de combate Leopard e Cascavel, além do obuseiro autopropulsado M109 e do sistema de artilharia de foguetes Astros.
Capacidades demonstradas e integração operacional
Durante o evento, foram apresentadas capacidades de tropas blindadas, mecanizadas, aeromóveis, de Selva, de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), e Artilharia de Campanha e Antiaérea. Essas tropas executarão, ao longo da Operação Atlas, ações complexas de combate, como assaltos aeromóveis, junção e travessia de tropas, ataque a localidades, defesa de infraestrutura crítica e lançamentos paraquedistas, incluindo o emprego de munição real.
O exercício evidencia o grau de adestramento e prontidão das tropas da FTC, que atuará de forma integrada com as demais Forças Singulares no esforço terrestre coordenado pelo Comando Conjunto, aprimorando assim o conceito de interoperabilidade.
Força projetada para atuar em todo o território nacional
A Operação Atlas envolve militares do Exército Brasileiro provenientes de 105 organizações militares de todas as regiões do país. A diversidade de origens dos meios e efetivos destaca a capacidade da Força Terrestre de mobilizar, projetar e empregar poder de combate em qualquer ponto do território nacional, inclusive na área estratégica da Amazônia.
Com a demonstração das capacidades realizada em Boa Vista, o Exército reafirma seu papel como instrumento indispensável da defesa nacional, pronto para atuar em prol do Brasil, em todo o território nacional.
Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército