Palestras sobre câncer de mama marcam campanha do Outubro Rosa

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 31 out 2018

Rio de Janeiro (RJ) – Engajado na campanha do Outubro Rosa, o Hospital Geral do Rio de Janeiro (HGeRJ), por meio da equipe médica e de enfermagem, desenvolveu diversas iniciativas para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

No dia 26 de outubro, a Cap Med Ana Lazari palestrou sobre a relevância do autoexame e apresentou dados alarmantes sobre a incidência da doença, mais comum em mulheres: de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de que haja 59.700 novos casos que a cada ano, o equivalente a um aumento de 28%. Conforme expôs a médica, a taxa de mortalidade também tem aumentado, o que torna a campanha do Outubro Rosa ainda mais fundamental.

Já no dia 29, outras três profissionais da saúde ministraram sobre os cuidados da mulher com a saúde, a fim de prevenir o câncer de mama. As causas da doença são multifatoriais, por isso a detecção precoce é o fator primordial para garantir o sucesso do tratamento, conforme destacou a professora doutoranda Halene Cristina Dias de Armada e Silva e as acadêmicas Thaís de Jesus Pinto, militar da unidade, e Kamille Lopes Formoso Machado. A iniciativa faz parte das medidas adotadas pela direção do HGeRJ em prol da construção do conhecimento.

As palestrantes destacaram a relevância do autoexame, como fazê-lo e o que observar. Para melhor compreender os aspectos da doença, as mulheres participantes tiveram acesso a alguns materiais que simulam as variadas formas de uma mama doente, auxiliando-as na identificação de incidência do câncer.



Fonte:HGeRJ