Integrantes do Hospital Geral de Salvador assistem à palestra sobre Independência da Bahia

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 09 jul 2018
Crédito: Cb Xavier

Salvador (BA) – Foi realizado, no dia 5 de julho, no auditório do Hospital Geral de Salvador (HGeS), uma palestra sobre "2 de Julho – Independência da Bahia". A palestrante, Major Felixsandra Carneiro Alves, abordou os principais aspectos históricos e simbólicos da Guerra da Independência. A atividade foi direcionada aos integrantes do hospital.

A palestra teve como objetivo relembrar parte da História da Bahia e contribuir para a formação dos militares enquanto cidadãos.

 

Um pouco de História

Na Bahia, as tropas do exército português apresentaram resistência ao movimento de independência do Brasil e diversas batalhas foram travadas entre portugueses e brasileiros, antes e depois do 7 de Setembro. Brasil e Portugal eram um só reino e a Coroa Portuguesa tinha planos de evitar a separação, além de retornar o Brasil à condição de colônia portuguesa.   

O povo declarou Dom Pedro I como “Defensor do Brasil” e, organizando-se num exército de voluntários, lutou com coragem e fibra, mesmo em desvantagem numérica e técnica.

O dia 2 de julho de 1823 marca a expulsão do Exército Português da Bahia e a entrada na cidade de Salvador do chamado “Exército Pacificador”, braço armado do recém-criado Império Brasileiro, consolidando a Independência do Brasil.

 

 



Fonte:HGeS