Hospital Militar realiza Campanha de Prevenção ao Câncer

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 23 jun 2022
Crédito: H Gu Santiago

Santiago (RS) – O Hospital de Guarnição de Santiago (H Gu Santiago) realizou no dia 23 de junho, junto ao Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santiago, Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca, de Pele e Direção Segura para motoristas de caminhão.

O Objetivo foi orientar os motoristas sobre a importância da prevenção através de exames periódicos de saúde, tanto médicos quanto odontológicos, esclarecer os efeitos nocivos de substâncias como fumo, álcool e drogas, além de destacar os elementos básicos da direção segura.

Essa ação de saúde é parte integrante da Operação Ágata da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada com apoio da Seção de Cães de Guerra do 1º Pelotão de Polícia do Exército e com a segurança do 19º Grupo de Artilharia de Campanha. Inicialmente os caminhoneiros foram abordados pelos agentes da PRF que realizaram a verificação documental do motorista, do veículo e da carga, além de destacar a importância da direção segura frente à realidade das vias brasileiras e os problemas que afetam a segurança no trânsito.

Foi montado pelo H Gu Santiago um Posto de Saúde, com equipes multiprofissionais para atendimento aos caminhoneiros.

Após a identificação dos motoristas, as equipes, de enfermagem, do Laboratório de Análises Clínicas, médico, fisioterapeuta e nutricionista do H Gu Santiago realizaram a verificação de pressão arterial, teste de glicose, exames médicos, instruções sobre postura, alongamento e relaxamento muscular e a importância de manter uma alimentação saudável. Conjuntamente, a equipe da Odontoclínica realizou exame odontológico para identificar lesões que podem levar ao câncer bucal, além de realizar orientações sobre higiene oral. Todos os atendimentos foram registrados em fichas clínicas específicas.

A ação de saúde realizada foi um ato interinstitucional coordenado pelo Exército Brasileiro através do Hospital de Guarnição de Santiago e apoiada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas, PRF e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-Campus Santiago, com os cursos de Enfermagem, Farmácia e Educação Física.

Fonte: Hospital de Guarnição de Santiago