Dia do Noticiário do Exército - 18 de junho

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 17 jun 2022
Crédito: CCOMSEx

Brasília (DF) – O Noticiário do Exército completa 65 anos de história neste dia 18 de junho. Ao longo de mais de seis décadas, o periódico passou por algumas evoluções no formato, na linguagem e no suporte de publicação, mas sempre com o mesmo propósito: informar sobre as realizações do Exército Brasileiro. 

A primeira edição do Noticiário do Exército foi publicada em 18 de junho de 1957. Inicialmente, o informativo era direcionado ao público interno, com a missão de difundir as atividades da instituição. Tratava-se de um impresso em preto e branco que trazia, ao lado das notícias de caráter geral, um espaço para portarias, movimentações, promoções e nomes de concluintes de cursos militares. 

Também conhecido como “A palavra da Força”, em pouco tempo passou a ser chamado de Noticiário do Exército, ou NE, denominação usada até hoje. Antes do lançamento oficial, foram produzidos seis números experimentais para definir a diagramação e o modelo de texto adequado. O primeiro volume experimental data de 11 de outubro de 1956. 

O NE foi produzido pelo Estado-Maior do Exército por mais de 30 anos. Em 1991, passou a ser elaborado no Centro de Comunicação Social do Exército, em Brasília. A partir de então, o informativo ganhou um caráter mais jornalístico, transformando-se em um veículo de atividades institucionais. Novas seções, como “O que vai pela Força” e “Gente nossa”, provocaram bastante interesse nos leitores.

A partir de 1998, o periódico passou a ser impresso em um modelo de diagramação mais moderno e em cores. Foram mantidas as áreas dedicadas a promoções de oficiais-generais, ordens do dia e textos alusivos às datas comemorativas.

A partir de 2010, o NE passou a ser publicado exclusivamente na página do Exército na internet. Com isso, passou a alcançar cada vez mais o público externo. 

A variedade de temas abordados é uma tônica do NE. O informativo publica notícias sobre o preparo e o emprego da Força, ações sociais do Exército, tecnologia e ensino militar, defesa do meio ambiente, além de tratar de história e cultura militar. 

Assim como estabelecido no editorial de sua primeira edição, o objetivo do Noticiário do Exército continua sendo informar com objetividade e segurança, usando como fonte de informação o maior patrimônio da instituição: os militares que fazem o Exército Brasileiro.

 

Brasília-DF, 18 de junho de 2022.

 

.: Versão em PDF para impressão.                                      

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército