Cooperação Brasileira em Engenharia Militar no Senegal realiza segunda reunião de planejamento

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 13 jun 2022
Crédito: ADIDEF Senegal

Dacar (Senegal) – Nos dias 7 e 8 de junho, foi realizada a segunda reunião de coordenação e planejamento pela Missão Brasileira de Cooperação em Engenharia Militar (MBCEM) junto ao Exército Senegalês com integrantes da Direção de Engenharia e Infraestrutura das Forças Armadas do Senegal (DIRGEN) e Escola de Sargentos da Ativa (ENSOA), inseridos na Zona Militar 3. A atividade ocorreu nas instalações do Batalhão de Trabalho de Engenharia (BTG) e ENSOA, localizadas na Cidade de Kaolack, centro-oeste do Senegal.

A reunião teve como finalidades: atualizar o conhecimentos sobre as necessidades de especialização do corpo técnico da DIRGEN e ENSOA; verificar o andamento das obras do BTG e da ENSOA; verificar a situação do material e equipamentos utilizados na formação das diversas especialidades na área de Engenharia Militar; propor soluções para a capacitação de militares (praças) das Forças Armadas do Senegal; conhecer as capacidades da Zona Militar 3; e fortalecer os laços de amizade e de camaradagem entre os integrantes da MBCEM e da DIRGEN.

Segundo o Comandante do BTG, Tenente-Coronel Narcisse Manga, a MBCEM desempenha um trabalho muito importante para a engenharia militar no Senegal, pois forma e aperfeiçoa militares em diversas áreas, como topografia, gerenciamento de projetos, suprimento de água, desminagem, manutenção de equipamentos de engenharia, navegação e construções verticais/horizontais. Tais áreas são essenciais para as unidades militares que compõem a DIRGEN que atuam junto de todas a Forças Armadas e Forças Auxiliares senegalesas.

Os integrantes da MBCEM também foram recebidos pelo Comandante da Zona Militar 3 (COMZONE3), Coronel Amadou Ndiaye, e pelo Comandante da ENSOA, Coronel Pape Ndiaye. Ambos enalteceram a cooperação brasileira por proporcionar importantes conhecimentos e experiências na área da engenharia militar. Estes Comandantes colaboraram com a atualização de necessidades de formação técnica para as Forças Armadas do Senegal.

Anualmente, a MBCEM planeja, organiza, executa diretamente e coordena cursos de longa duração, estágios e atividades de instrução, no Senegal e no Brasil, que visam atender as necessidades de formação técnica de militares especialistas dentro do contexto da reestruturação da Engenharia Militar senegalesa, tudo a pedido do Comandante e Diretor da DIRGEN, Coronel Cheikhou Mahamadou Lamine Boucounta Camara.

Fonte: ADIDEF Senegal