7ª Subchefia do Estado-Maior do Exército promoveu Workshop

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 30 mai 2022
Crédito: Cap Célia

Brasília (DF) No dia 25 de maio, o Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx), subordinado à 7ª Subchefia do Estado-Maior do Exército (EME), promoveu o Workshop “Transformação Militar”, com os objetivos de discutir o significado e as características intrínsecas a um processo de transformação militar, conhecer processos em curso em outros países e abordar as particularidades desse processo no Exército Brasileiro (EB).

A abertura do evento foi realizada pelo 7º Subchefe do EME, o General de Brigada Fernando Bartholomeu Fernandes. Na sequência, foi organizada uma mesa de debates composta por professores (doutores) e representantes do Ministério da Defesa, do Gabinete do Comandante do Exército, do Estado-Maior do Exército, do Comando de Operações Terrestres e do Departamento de Ciência e Tecnologia.

O pesquisador Raphael Camargo Lima, cujos estudos pelo King´s College London abordam a difusão dos processos de transformação dos exércitos na América do Sul, e o Coronel Guilherme Otávio Godinho de Carvalho, analista do CEEEx, realizaram algumas exposições sobre o tema. Além disso, contribuíram como interlocutores convidados, o professor Sandro Teixeira Moita, do Instituto Meira Mattos, e o professor Peterson Ferreira da Silva, da Escola Superior de Defesa.

A discussão proposta se insere no contexto da demanda de transformação do Exército Brasileiro, objetivando o efetivo aprimoramento da Força frente aos desafios do futuro.

Fonte: 7ª Subchefia / EME