Comandante do Exército participa de Festa Nacional da Infantaria no Ceará

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 25 mai 2022
Crédito: 1° Ten Girardi

Fortaleza (CE) – O Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, participou da Festa Nacional da Infantaria, no Ceará. As atividades contaram, ainda, com a presença do Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e de oficiais-generais do Alto Comando do Exército. O Dia da Arma de Infantaria é celebrado em 24 de maio, data que marca o nascimento do Brigadeiro Antônio de Sampaio, patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro.

A primeira solenidade, no dia 24 de maio, foi realizada na cidade de Fortaleza, junto ao Panteão de Sampaio, local onde estão os restos mortais do Brigadeiro Antônio de Sampaio. O monumento foi inaugurado em 24 de maio de 1996, na Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, que hoje é sede do Comando da 10ª Região Militar. O local já abrigou o 22º Batalhão de Caçadores, onde, em 17 de julho de 1830, o jovem sertanejo Antônio de Sampaio assentou praça.

Já durante a noite, em uma formatura no 23° Batalhão de Caçadores, também em Fortaleza, uma guarda com uniformes históricos foi solenemente substituída por outra guarda com os uniformes atuais de diferentes unidades de infantaria, simbolizando a modernização da Arma. Após a entrada da tropa no pátio de formatura, a espada de Sampaio e o estandarte da Divisão Encouraçada – que foi comandada pelo patrono – foram conduzidos a um local de destaque. Antes de o desfile da tropa encerrar a formatura, o General Freire Gomes acompanhou o Ministro da Defesa, que marchou à frente de infantes da ativa e da reserva.

As comemorações foram encerradas na manhã seguinte, em Tamboril, interior do Ceará, local de nascimento do herói da Guerra da Tríplice Aliança. O Comandante do Exército participou da solenidade em homenagem ao Patrono da Infantaria no Parque Histórico Brigadeiro Sampaio.

Fonte: CCOMSEx