Brigada participa das comemorações de aniversário do herói que impediu as invasões de tropas francesas no município de Amapá

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 20 mai 2022
Crédito: Sr Ícaro e Sd Wendel

Macapá (AP) – No dia 15 de maio, a 22ª Brigada de Infantaria de Selva (22ª Bda Inf Sl), “Brigada Foz do Amazonas”, por meio de sua Companhia de Comando e do Comando de Fronteira Amapá e 34º Batalhão de Infantaria de Selva (CFAP/34ºBIS), participou das comemorações do aniversário do General Francisco Xavier da Veiga Cabral no Município de Amapá.

O evento contou com uma programação vasta, iniciada com a alvorada, seguida da Parada Cívica alusiva na Praça de Cabralzinho. O Comandante da 22ª Bda Inf Sl, General de Brigada João Roberto Albim Gobert Damasceno parabenizou a população do município e destacou a importância de celebrar esse momento histórico.

Na ocasião, foi realizado o desfile cívico-militar e uma ação cívico-social (ACISO), com atendimento médico e odontológico à população do município. A banda de música do CFAP/34ºBIS abrilhantou o evento com a apresentação de seu repertório.

História
Considerado um herói, Veiga Cabral foi um dos combatentes que participaram da luta que impediu invasões de tropas francesas às terras amapaenses, na antiga Vila Espírito Santo do Amapá, onde atualmente é o município do Amapá, distante 302 quilômetros da capital do Estado do Amapá.

Ele é homenageado dando nome ao Comando de Fronteira Amapá e 34º Batalhão da Infantaria e Selva, a um bairro da zona oeste da cidade de Macapá, a uma praça no Centro da cidade e a um quartel da Polícia Militar do Amapá, o 2º Batalhão da Polícia Militar.

Fonte: 22ª Bda Inf Sl