HCE realiza a Páscoa dos Militares 2022 no Rio de Janeiro

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 19 mai 2022
Crédito: HCE

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 18 de maio, o Hospital Central do Exército (HCE) realizou a tradicional Páscoa dos Militares. Prevista no calendário oficial das Forças Armadas, o evento é realizado fora de época, fazendo alusão aos militares que no período da Páscoa estavam envolvidos em missões longe de casa ou escalados para serviços, por isso, não podiam participar das celebrações religiosas.

A cerimônia foi marcada por um culto ecumênico celebrado pelo Capelão Militar Católico, Capitão Joseph e pelo Capelão Militar Evangélico, Primeiro-Tenente Magno, ambos do HCE, os quais enfatizaram a importância da data e do papel dos militares no País e contou com a presença do Diretor do Hospital Central, o General de Brigada Médico Roosevelt Louback de Carvalho, acompanhado do Adjunto de Comando do HCE, o Subtenente Robson da Silva Pereira e de integrantes do Time HCE das várias divisões e seções do hospital.

O significado é o mesmo do calendário cristão, a reflexão sobre a ressurreição de Jesus Cristo, com a finalidade de realizar o congraçamento e o fortalecimento da fé da família militar cristã.

“A tradição surgiu quando a Força Expedicionária Brasileira (FEB) retornou da campanha na Itália após o período da Páscoa, sendo celebrada pela primeira vez, em 1945, no Rio de Janeiro, para aqueles que não tinham participado na época normal durante a Semana Santa. Constituiu o agradecimento a Deus pela missão cumprida e a oração pelos que ficaram em solo italiano.

A Páscoa militar, desde então, é comemorada fora de época e visa preservar a história do final da Segunda Guerra Mundial, quando a FEB retornou ao Brasil”, e neste ano, coube um destaque especial para a atuação dos militares do Serviço de Saúde durante a pandemia da Covid-19.

Fonte: Hospital Central do Exército