Região Militar promove Simpósio de Auditoria de Contas Hospitalares

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 abr 2022
Crédito: H Mil A CG

Campo Grande (MS) – No período de 25 a 26 de abril, ocorreu o 1º Simpósio de Auditoria de Contas Hospitalares das Unidades Gestoras do FuSEx/9ª Região Militar, em consonância com o Plano Estratégico do Exército 2020-2023, Diretriz de Gestão do Comando Militar do Oeste/2022, Plano de Gestão da Diretoria de Saúde (D Sau) e Plano de Gestão da 9ª Região Militar, no auditório do Hospital Militar de Área de Campo Grande (H Mil A CG).

O evento foi coordenado pela Subseção de Auditoria de Contas Médicas da Seção de Saúde Regional do Comando da 9ª Região Militar, com o apoio do Hospital Militar de Área de Campo Grande e do DGP/DSAU. O objetivo foi apresentar as boas práticas de auditoria em contas médicas, exemplificar a Gestão Financeira e contribuir para o aprimoramento das equipes de auditoria das Unidades Gestoras do FuSEx/9ª RM, buscando o princípio da economicidade e efetividade nos processos.

O Comandante Interino da 9ª Região Militar, Coronel Carlos Alexandre de Souza, realizou a abertura do evento. Estiveram presentes o Inspetor de Saúde Regional da 9ª Região Militar, Coronel Milton Baptista Pereira Neto, acompanhado pelos integrantes da “Região Mello e Cáceres”, Coronel Médico João Carlos Goulart Valau, Coronel Médico Michel Lucien Saut, Coronel do Quadro Complementar de Oficiais de Enfermagem Anaditália Pinheiro Viana Araújo, Segundo-Tenente Oficial Técnico Temporário de Enfermagem Thalita Helaine Brito de Matos e integrantes auditores de todas Unidades Gestoras do FuSEx/9ª RM.

 

Entre os palestrantes, destaca- se a presença Coronel Alexandre Alfredo Silva, Major Hermeto do Rosário Borges, Major Fábio Navarro Del Gaudio, Major Daniel Rocha Simião, Major Suzana Santos de Lima, Capitão PTTC Fernando Antônio Moutinho, Capitão Érika de Carvalho Lopes Silva, 1º Tenente Aryel Almeida Senna e 2º Ten Eli Firmino.

 

Entre os assuntos, foram abordados a Contratualização com Organização Civil de Saúde (OCS) e Profissional de Saúde Autônomo (PSA), Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (BHPM), Auditoria Concorrente e Auditoria Posterior, Auditoria em Saúde no Exército Brasileiro e documentos Regulatórios, FuSEx, Negociação em Auditoria, Gestão Órteses Próteses e Materiais Especiais (OPME), Home Care, Fluxograma da Auditoria e Processos de Urgência/Emergência  (Hemodinâmica e Neurologia).

 

Ao final do ciclo de palestras, foi ressaltada a relevância do papel da Auditoria de Contas Hospitalares no funcionamento e sustentabilidade do sistema FuSEx.

Fonte: H Mil A CG e 9ª RM