Cerimônia na Itália encerra seminário sobre Força Expedicionária Brasileira

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 abr 2022
Crédito: Sgt Sionir

Neviano di Rossi (Itália) – Foi encerrado, no dia 27 de abril, o 9º Seminário Nacional sobre a Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (Senab). A solenidade oficial de encerramento foi realizada em Neviano di Rossi, com a participação do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército André Luis Novaes Miranda, e do Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Brigada Luciano Antônio Sibinel.

O local do encerramento foi o mesmo de onde partiu o vigário de Neviano di Rossi, em 1945, com o papel de emissário do ultimato brasileiro à rendição de toda uma divisão alemã, que havia sido cercada pela Força Expedicionária Brasileira (FEB).

A delegação brasileira, composta por militares e civis participantes do seminário, ainda seguiu para Fornovo di Taro. No local, os filhos de ex-combatentes da FEB participaram de uma cerimônia organizada pela prefeitura local como homenagem aos pracinhas e ao Exército Brasileiro.

O Nono Senab marcou as comemorações dos 77 anos da campanha brasileira na Itália. Foram visitados os locais por onde a FEB passou, destacando as principais vitórias que contribuíram com a libertação da Itália, até então dominada pelo nazismo.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército