Brigada de Infantaria de Selva realiza estágio de atendimento pré-hospitalar

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 21 mar 2022
Crédito: 3º Sgt Sara Louise

São Gabriel da Cachoeira (AM) – No período de 14 a 18 de março de 2022, a 2º Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl) realizou o 1° Estágio de Atendimento Pré-hospitalar (APH) da Guarnição de São Gabriel da Cachoeira, na área do Comando de Fronteira Rio Negro/5º Batalhão de Infantaria de Selva.

O estágio foi direcionado aos militares que atuam na área de saúde da guarnição. Em um primeiro momento, foram ministradas instruções teóricas sobre tratamento de hemorragias, queimaduras, verificação de sinais vitais e suporte básico e avançado de vida; avaliação e tratamento de traumas; técnicas de avaliação, manejo de vítima e evacuação de militar ferido em áreas de alto risco; atendimento ao afogado; atendimento sob fogo inimigo; e técnicas de progressão. Após o estudo teórico, o 2º Tenente Ronaldo, habilitado no Curso de Saúde Operacional, conduziu a execução prática das técnicas abordadas.

O principal motivo levantado pela 2ª Bda Inf Sl para a realização do Estágio foi a necessidade de atualização do protocolo APH. Assim, após a conclusão das instruções, a Técnica de Saúde do 2º Pelotão de Comunicações de Selva, 3º Sargento Aparício, destacou a importância do conhecimento tático adquirido como forma de garantir o êxito do APH em situações adversas. Já o Auxiliar de Saúde da Companhia de Comando da 2º Bda Inf Sl, Cabo Castro, ressaltou que se sente mais preparado para desempenhar sua função a partir de agora.

Por fim, a atualização de protocolo de APH evidencia o compromisso da 2º Bda Inf Sl de manter os profissionais em perfeitas condições de emprego, fomentando a capacitação e o aprimoramento dos militares de saúde da Região da “Cabeça do Cachorro”.

Fonte: 2ª Bda Inf Sl