Mensagem do Comandante do Exército aos novos Recrutas

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 25 fev 2022
Crédito: CCOMSEx

Jovem que hoje é incorporado ao Exército Brasileiro!

A Família Militar é tomada pela alegria ao dar as boas-vindas a mais uma turma de cidadãos que cumprem o dever cívico do Serviço Militar. Em todo o Brasil, os quartéis recebem os novos recrutas com muito entusiasmo, dando início a um novo ciclo do contínuo preparo da Força Terrestre para a defesa do Brasil e para o apoio à população.

Ao cruzar o Portão das Armas, você encontrará uma escola militar e de cidadania, onde aprenderá as lides do combate, desenvolverá o condicionamento físico e fortalecerá os valores éticos e morais, bem como assimilará os deveres essenciais ao soldado.

Logo, passarão a ser arraigados em seus sentimentos e em suas atitudes o patriotismo, o civismo, o espírito de corpo, a dedicação à Pátria, a disciplina, o respeito à hierarquia, a probidade, a lealdade, a coragem, a camaradagem e a solidariedade, entre outras tantas virtudes do militar.

Uma vez integrado ao ambiente e às atividades militares, você, progressivamente, desenvolverá novas habilidades e ascenderá a patamares mais elevados de capacidade combativa, tornando-se soldado apto a cumprir as múltiplas missões atinentes ao Exército Brasileiro.

Experimentando rápido amadurecimento pessoal, você compreenderá as oportunidades, que ora se descortinam, para ganhar novos conhecimentos e para desenvolver suas aptidões em diversas áreas. Isso lhe será de extrema valia no retorno ao meio civil ou ainda no Exército, seja engajando no serviço militar temporário, seja logrando êxito na aprovação para as escolas militares. Esteja certo de que o tempo na caserna terá efeito transformador na sua compleição física e na sua conduta, marcando eternamente a sua vida.

Aos pais e às mães dos nossos recrutas, trago uma palavra muito especial. Sabemos a forte emoção que vocês sentem ao entregarem seus amados filhos ao quartel. Não temam, pois esses jovens são recebidos em um ambiente sadio e de camaradagem, no qual se tornarão adultos sob a orientação de profissionais dedicados e zelosos de suas responsabilidades. No Exército, o princípio familiar se faz tão sólido que não hesito em dizer que vocês e seus filhos passam a ser da Família Militar.

Recruta, agora é hora de dedicar-se inteiramente ao seu dever! Confie em seus superiores, pois eles estarão ao seu lado, exigindo-lhe ao extremo o seu potencial, mas sempre lhes dando o suporte para a vitória individual e para o êxito da tropa. Com os seus companheiros, seja parte de uma equipe coesa e capaz, formando amizades que levará para toda a vida.

Inspirando-se em bons exemplos, sinta-se verdadeiramente digno de honrar a história e as tradições do invicto Exército de Caxias. Fardado ou à paisana, represente bem a Força Terrestre perante os seus familiares, os seus amigos e a sociedade.

Enfim, tenha orgulho de pertencer ao Exército Brasileiro, Braço Forte da Nação, que tem a Mão Amiga permanentemente estendida e solidária no auxílio ao nosso povo. 

Sob as bênçãos do Todo-Poderoso Deus dos Exércitos, que nós, Soldados de Caxias, continuemos a marchar com os nossos passos firmes na jornada que se inicia, devotando-nos integralmente a cumprir o nobre compromisso de servir à Pátria brasileira e de defendê-la com o sacrifício da própria vida!

 

Brasil, acima de tudo!

Brasília-DF, 1º de março de 2022.

 

Gen Ex PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA
Comandante do Exército

 

 

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército