Hospital Central do Exército realiza Curso da Iniciativa Hospital Amigo da Criança

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 14 fev 2022
Crédito: Sd Lucas Caetano

Rio de Janeiro (RJ) – Nos dias 8 e 9 de fevereiro, o Hospital Central do Exército (HCE) promoveu o Curso da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, abordando o aleitamento materno. O curso integra as ações necessárias à manutenção do título de “Hospital Amigo da Criança”, recebido do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em agosto de 2001.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança foi criada em 1991 com o objetivo promover o aleitamento materno e foi lançada pelo UNICEF junto com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

No HCE, o curso é coordenado pela Chefe do Banco de Leite Humano, Coordenadora do Curso de Aleitamento Materno e Membro do Grupo Técnico Interinstitucional de Incentivo ao Aleitamento Materno/SES/RJ, Tenente-Coronel Terezinha Branchi Pereira Piscitelli. Com a duração de 20 horas, o curso visa formar facilitadores.

Conforme explicitado no curso, qualquer unidade que preste serviços de maternidade e cuidado neonatal deve seguir dez passos para o sucesso do aleitamento materno a saber:

“1. Ter uma política de aleitamento materno escrita que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde.

2. Capacitar toda a equipe de cuidados de saúde nas práticas necessárias para implementar esta política.

3. Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno.

4. Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento.

5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação mesmo se vierem a ser separadas dos filhos.

6. Não oferecer aos recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica.

7. Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e recém-nascidos permaneçam juntos – 24 horas por dia.

8. Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda.

9. Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.

10. Promover a formação de grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade.”

Com isso, o Hospital Central do Exército permanece trabalha pela manutenção do título de Hospital Amigo da Criança, sempre voltado para o atendimento de excelência às mamães e às crianças da nossa família militar.

 

Fonte: Hospital Central do Exército