Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear realiza passagem de comando

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 10 fev 2022
Crédito: IDQBRN

Guaratiba (RJ) – No dia quatro de fevereiro, ocorreu no pátio de formaturas do Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (IDQBRN), a cerimônia de passagem de Direção do Coronel Marcos Carvalho Barcellos para o Coronel Letivan Gonçalves de Mendonça Filho.

A solenidade teve início com a inauguração do retrato do Coronel Barcellos na Galeria de Antigos Comandantes. Em seguida foi realizada a formatura militar de transmissão de cargo, presidida pelo Vice Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, General de Divisão Robson Santana de Carvalho, conduzida pelo Chefe do Centro Tecnológico do Exército, General de Brigada Armando Morado Ferreira, e prestigiada por autoridades civis e militares, antigos comandantes, militares da ativa e da reserva, representantes das Forças Auxiliares e convidados. 

Destacou o Coronel Barcellos em suas palavras de despedida dirigidas à tropa.

 “Todos os resultados obtidos até o momento demonstram que os integrantes do IDQBRN possuem grande capacidade de trabalho, enorme competência profissional e um ainda maior comprometimento com as missões do Instituto. Eles são o IDQBRN.”. Após três anos à frente do IDQBRN, o Coronel Barcellos foi movimentado para o Instituto Militar de Engenharia, sediada no Rio de Janeiro.

Antes de ser nomeado para dirigir o IDQBRN o Coronel Letivan encontrava-se servindo na Diretoria de Fabricação, é natural do Rio de Janeiro e  incorporou às fileiras do Exército em 1997, no Instituto Militar de Engenharia, foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2021.

Realizou o curso de mestrado e doutorado em química, pela Universidade Estadual de Campinas, curso de Aperfeiçoamento Militar da ESAO em 2005, Curso de Direção para Engenheiros Militares na ECEME em 2018; foi agraciado com a Medalha Militar de Prata, com a Medalha do Pacificador e com a Medalha de Amigo da Marinha.

Fonte: IDQBRN