Dia do Reservista - 16 de dezembro

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 15 dez 2021
Crédito: CCOMSEx

O Dia do Reservista foi instituído no dia 16 de dezembro pelo Presidente Getúlio Vargas, em homenagem à data natalícia do poeta e patriota Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac.

Olavo Bilac foi também nomeado Patrono do Serviço Militar, através do Decreto nº 58.222, de 19 de abril de 1966, em tributo à sua dedicação à Pátria e pela contribuição para o crescimento da consciência cívica no Brasil.

O poeta nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ), no ano de 1865. Era filho de Braz Martins dos Guimarães Bilac, major médico do Exército que combateu na Guerra da Tríplice Aliança, e de Delfina Belmira dos Guimarães Bilac.

Nos anos de 1915 e 1916, Bilac empreendeu uma grande campanha cívica pelo País em favor do serviço militar obrigatório, sonhando com um exército com representatividade nacional, formado por todas as classes sociais e atuando como instrumento de integração cultural. Essa campanha culminou com o primeiro sorteio dos alistados no dia 10 de dezembro de 1916, no Quartel-General do Exército, no Rio de Janeiro, com a presença do Presidente da República, Venceslau Brás.

Desde então, o Sistema de Serviço Militar vem evoluindo e se adaptando às necessidades da população brasileira. Atualmente, no âmbito do Exército Brasileiro, é missão do Departamento-Geral do Pessoal, por meio da Diretoria de Serviço Militar, atuar como órgão técnico-normativo responsável por planejar, orientar, coordenar e avaliar as atividades relativas ao Serviço Militar e à Mobilização de Recursos Humanos.

O Sistema de Serviço Militar possui alcance nacional, proporcionado pelas Juntas de Serviço Militar, pelos Postos de Recrutamento e Mobilização, pelas Seções Mobilizadoras e pelas Comissões de Seleção, além das Repartições Consulares espalhadas por diversos países.

Nesse contexto, após cumprir o serviço militar nas diversas organizações militares, os cidadãos, na condição de reservistas, passam a compor a reserva mobilizável que, caso necessário, permitirá a rápida evolução da Força Terrestre para uma estrutura de defesa.

Cabe ressaltar o trabalho desenvolvido pelos Tiros de Guerra, que transmitem o sentimento de pertencer a um único país aos milhares de atiradores matriculados anualmente em todo o território nacional em locais onde essas organizações representam a conjunção da sociedade com o Exército Brasileiro.

Podem-se citar também as inúmeras melhorias proporcionadas ao Sistema de Serviço Militar pelos avanços tecnológicos, tais como o alistamento on-line, a certificação digital dos delegados e oficiais mobilizadores, a expedição de certificados pelo SERMILMOB e o agendamento nas comissões de seleção.

Como coroamento da prestação do serviço militar e de forma a avaliar a mobilização de recursos humanos, anualmente, no período de 9 a 16 de dezembro, acontece, em todo o Exército, o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR). Essa atividade reúne os reservistas que deixaram o serviço ativo nos últimos cinco anos, os quais retornam à caserna reavivando os laços afetivos com a Força Terrestre. O exercício também serve como forma de ratificar a convocação, de atualizar as informações e de cultivar o espírito cívico.

Ao longo da história, o Serviço Militar atua diretamente para o progresso do País através da tributação da sociedade brasileira com seus jovens, independentemente de classe, cor ou crença religiosa.

Na data da comemoração do Dia do Reservista, relembramos Olavo Bilac e seu patriotismo, com o qual demonstrou a todos os brasileiros a nobreza do Serviço Militar e sua contribuição para a formação de um país livre e soberano.


Brasília-DF, 16 de dezembro de 2021.

Gen Ex PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA
Comandante do Exército

 

.: Versão em pdf para impressão                                                                  

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército