Centro de Operações de Paz participa de planejamento do exercício internacional Viking 2022

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 25 nov 2021
Crédito: Maj Berbert

Enköping (Suécia) – O Instrutor do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, Major Rodrigo Berbert Eiras, integrou comitiva que  representou o Exército Brasileiro na reunião de planejamento relacionada à operação internacional Viking 22, ocorrida na Suécia. A comitiva da Divisão de Missões de Paz do Comando de Operações Terrestres esteve presente na atividade no período de 13 a 20 de novembro.

A atividade reuniu os integrantes das equipes da Direção do Exercício (Brasil, Estados Unidos, Finlândia, Noruega, ONU e Ucrânia), com o objetivo de definir a “linha do tempo” e os incidentes da Viking 22,  problemas simulados que comporão a dinâmica do exercício e que refletirão situações reais ocorridas no âmbito das operações de manutenção da paz da ONU e das missões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Main Event List/Main Incident List).

Sendo co-presidido pelas Forças Armadas da Suécia e pela Academia Folke Bernadotte, o Exercício Viking é, por definição, uma plataforma de treinamento projetada para preparar militares, policiais e civis em uma situação de crise. O exercício é multidimensional, multifuncional e multinacional, empregando modernos conceitos operacionais, sendo considerado, atualmente, o maior exercício do mundo em seu gênero.

Participação brasileira

De forma inédita, a última edição do Exercício Viking ocorreu no Brasil, no período de 16 a 26 de abril de 2018. Na ocasião, o Exército Brasileiro desdobrou um sítio remoto que operou simultaneamente com o país sede (Suécia) e mais quatro países europeus (Finlândia, Irlanda, Sérvia e Bulgária). O Brasil sediará, também em 2022, a próxima edição do Exercício Viking (sítio remoto).

Fonte: CCOPAB