Dia da Bandeira – 19 de novembro

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 18 nov 2021
Crédito: CCOMSEx

Meus comandados!

Anualmente, no dia 19 de novembro, a vibração e o ardor de nossas vozes fazem ecoar pelo Brasil o Hino à Bandeira, em orgulhosa saudação ao nosso mais relevante símbolo pátrio.

Nesse momento cívico, tão expressivo para todos nós brasileiros, convido-os a refletirmos acerca dos sentimentos pela Pátria, que as cores e a legenda do Pavilhão Nacional despertam.

Evocada pelo verde, a esperança de uma Nação cada vez mais próspera, justa e fraterna motiva todos nós, soldados, a continuarmos no incessante e dedicado serviço à Pátria, tendo em mente que a defesa do País é indissociável de seu desenvolvimento.

O legítimo anseio de prosperidade, que nos lembra o amarelo, revigora o ânimo do Exército com vistas a contribuir com a sociedade por meio de inúmeras ações no aproveitamento da riqueza de nosso território, na preservação do meio ambiente e na integração nacional.

Os mais elevados valores éticos e morais, representados pelo azul, remetem- nos ao nosso dever de soldado de honrar o legado de nossos antepassados e de continuar a inspirar a coesão entre os brasileiros, tendo na notável miscigenação, na religiosidade e na solidariedade da nossa gente verdadeiros pilares da harmonia do Povo brasileiro.

O branco da paz nos renova a certeza de que o Brasil jamais abdicará da eterna vocação de nação livre e democrática, bem como nos fortalece a fé de que a índole pacífica dos brasileiros se manterá como um dom de nossa nacionalidade, elemento fundamental para a superação de divergências e para a união fraternal da sociedade.

Por fim, as palavras “ordem e progresso”, inscritas na legenda, ressaltam o quão necessárias são essas condições para que a sociedade, tendo no Exército o seu Braço Forte, mantenha-se firme no seu rumo em busca do bem-estar dos brasileiros.

Tomados pelo entusiasmo ao ver a Bandeira tremulando, de norte a sul e de leste a oeste, nós, fiéis soldados, reconhecemo-la como o símbolo augusto da grandeza da Nação.

No seu dia, querido símbolo da amada terra do Brasil, receba de nossos soldados o afeto e o vigor que se encerram em nosso peito, como reafirmação do sublime compromisso de defender a Pátria, ainda que seja com o sacrifício da própria vida! Que o Todo Poderoso Deus dos Exércitos ilumine nossa Bandeira e abençoe o Povo brasileiro!

Brasil, acima de tudo!


Brasília-DF, 19 de novembro de 2021.

 

Gen Ex PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA
Comandante do Exército

 

 

.: Versão em PDF para impressão.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército