Apronto operacional da força de prontidão da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 08 out 2021
Crédito: 8º RC Mec

Uruguaiana (RS) – No dia 8 de outubro, o Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (2ª Bda C Mec) realizou uma inspeção do apronto operacional da FORSUL “C”, força de pronto emprego da grande unidade, no campo de instrução da 2ª Bda C Mec.

Esta atividade teve por finalidade apresentar as capacidades da tropa do efetivo profissional da 2ª Bda C Mec ao seu comando, bem como verificar seu estado de prontidão para atuar em operações de defesa externa. A tropa da FORSUL “C”, força de prontidão vocacionada para o combate convencional, é composta por integrantes de todas as organizações militares da 2ª Bda C Mec, totalizando, aproximadamente, 450 homens e mulheres e mais de 110 viaturas de diversas características.

Em 2021, o 8º RC Mec é a unidade responsável pelo comando da tropa FORSUL “C”, sob a denominação de força-tarefa Conde de Porto Alegre, fornecendo o estado-maior, um esquadrão de cavalaria mecanizado e uma subunidade de comando e apoio.

Somam-se a esta força-tarefa as seguintes frações: o esquadrão de comando, oriundo do Comando da 2ª Bda C Mec; um esquadrão de cavalaria mecanizado, oriundo do 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado; uma força-tarefa blindada, oriunda do 6º Regimento de Cavalaria Blindado; uma bateria de artilharia, oriunda do 22º Grupo de Artilharia Autopropulsado; um pelotão da 2ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada; e um destacamento logístico, oriundo do 10º Batalhão Logístico.

Fonte: 8º RC Mec