Fórum das Forças Armadas debate a atuação da assistência social na pandemia da covid-19

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 04 out 2021
Crédito: Ten Azevedo

Brasília (DF) – Encerrou, no dia 29 de setembro, no Comando Militar do Planalto (CMP), o 8º Fórum de Assistência Social do Ministério da Defesa, com a participação de representantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, além de especialistas em Assistência Social, do Brasil e de Portugal. Essa edição, que teve a duração de duas jornadas, abordou o tema “A Atuação da Assistência Social na pandemia da covid-19”.

A palestra de encerramento foi realizada pelo secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, Jeferson Domingues de Freitas, que destacou o alto nível do debate e apresentações do evento, parabenizando os profissionais da área pelo desafio vivenciado com a covid-19. Segundo o secretário, as apresentações evidenciaram o esforço e o compromisso das Forças Armadas em responder aos novos desafios impostos, para as instituições militares, de atendimentos mais humanizados aos usuários do sistema de Assistência Social. “A Pandemia provocou um aumento dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais, alterou padrões de comportamento da sociedade, minou o contato próximo entre as pessoas, algo tão importante para a saúde mental”, disse o secretário.

Também, foi realizada palestra, por meio de videoconferência, da Doutora Sônia Oliveira, psicóloga da Unidade de Tratamento Intensivo Toxicodependências e Alcoolismo (UTITA), de Portugal, que falou aos presentes sobre “dependência química no contexto da pandemia da covid-19” junto às Forças Armadas daquele país. A programação incluiu apresentações de boas práticas e debates sobre os efeitos da pandemia nas diferentes dimensões da vida social.

Fonte: CMP