Centro de Preparação/Colégio Militar em MG aplica prova de concurso para a Escola Preparatória de Cadetes

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 set 2021
Crédito: Sgt Samuel Alves, Sd Figueiredo, Sd Jordânio

Belo Horizonte (MG) – Nos dias 25 e 26 de setembro, foi aplicado, no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e Colégio Militar de Belo Horizonte,(CPOR/CMBH) o exame intelectual do Concurso de Admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) para 1309  candidatos, sendo 66 alunos do Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH), nove alunos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Belo Horizonte (CPOR/BH) e 10 dez soldados da Companhia de Comando e Serviços (Cia C Sv).

A organização militar esmerou-se no planejamento da missão para promover um concurso com transparência, isonomia e credibilidade. A Comissão de Aplicação e Fiscalização (CAF) ficou sob a responsabilidade do CPOR/CMBH, sendo composta pelas seguintes equipes: fiscais e aplicadores de prova, saúde, comando e controle, triagem, comunicação social, desinfecção, segurança, trânsito e limpeza.

A realização do exame intelectual seguiu um rigoroso planejamento de medidas sanitárias preventivas e de segurança para o combate à covid-19, tais como triagem na entrada e na saída, aferição de temperatura corporal, uso de totens de álcool em gel, desinfecção frequente das instalações, adoção de distanciamento social com 1,5 metro entre os candidatos, uso obrigatório de máscara, entre outras medidas, tudo isso sob intensa vigilância dos integrantes da CAF.

O concurso

O concurso para a EsPCEx ocorre em âmbito nacional e é realizado em diversas unidades do Exército Brasileiro em todo o Brasil. Podem participar brasileiros natos de ambos os sexos com idade de, no mínimo, 17 e, no máximo, 22 anos completados até 31 de dezembro do ano da matrícula. É preciso ter concluído ou estar cursando (no ano da inscrição) o 3º ano do ensino médio. As inscrições para o processo seletivo acontecem anualmente nos meses de maio a junho, e são feitas pela internet por intermédio do sítio: www.espcex.eb.mil.br

Veja mais detalhes sobre o concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, clicando aqui.

Conheça todas as formas de ingresso no Exército Brasileiro, clicando aqui.

Fonte: CPOR e Colégio Militar de Belo Horizonte


Fonte:CPOR/CM-BH