Centro Conjunto de Operações de Paz recebe visita de comandante do Comando Sul dos Estados Unidos

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 set 2021
Crédito: Cb Luan Neves e Cb Lopes

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 23 de setembro, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro, recepcionou o Comandante do Comando Sul dos Estados Unidos da América (U.S. Southern Command/USSOUTHCOM), Almirante de Esquadra Graig S. Faller, e comitiva.

A delegação do USSOUTHCOM foi recepcionada pelo Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro; pelo Comandante do CCOPAB, Coronel Márcio Carneiro Barbosa; pela Coordenadora Geral da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ), Eduarda Hamann, e por integrantes do CCOPAB.

O evento contou com uma palestra institucional a cargo do comandante do CCOPAB, tratando sobre a participação do Brasil nas operações de manutenção da paz e desminagem humanitária; e atividades de ensino conduzidas pelo Centro Sérgio Vieira de Mello. Houve, ainda, uma apresentação de Eduarda Hamann sobre as missões e atribuições da REBRAPAZ.

Posteriormente, a comitiva do comandante do Comando Sul dos EUA participou de cerimonial militar (toque de silêncio) em homenagem aos brasileiros tombados em missões de paz sob a égide de organismos internacionais (ONU e OEA), especialmente àqueles que perderam suas vidas durante o terremoto no Haiti em 12 de janeiro de 2010. Ao final da visita, o Almirante Faller assinou o Livro de Honra do CCOPAB, culminando com as despedidas finais.

O Comando Sul dos EUA é um comando conjunto composto por militares e civis do Exército, da Marinha, da Força Aérea, do Corpo de Fuzileiros Navais, da Guarda Costeira e de várias agências federais dos EUA, sendo responsável pelo planejamento, operações e cooperação em segurança, na sua área de responsabilidade: América Central, América do Sul e Caribe.

*Com informações do U.S. Southern Command

 

Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil


Fonte:https://www.southcom.mil/About