Exercício de Certificação da FORPRON da 10ª Brigada entra em fase de planejamento

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 27 set 2021
Crédito: 3º Sgt Passos

Recife (PE) – No dia 21 de setembro, o Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMNE (CCOp/CMNE) e futuro Comandante da 7ª Divisão de Exército (7ª DE), General de Divisão Vinicius Ferreira Martinelli, emitiu a Ordem de Operações dando início à fase de planejamento de Estado-Maior do Exercício de Certificação da Força de Prontidão (FORPRON) da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), para emprego em operações de defesa externa.

A atividade ocorreu no Centro de Coordenação de Operações do CMNE (CCOp) e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do CMNE, General de Brigada Danilo Mota Alencar, do Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz),  General de Brigada André Luiz de Aguiar Ribeiro e do Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada (7ª Bda Inf Mtz), General de Brigada Carlos José Rocha Lima, este último atuando como observador e controlador do adestramento (OCA) do exercício. A atividade contou também com a presença de um oficial superior do Comando de Operações Terrestres (COTER) que assessorará o CCOp na realização de jogo de guerra.

Com o apoio técnico do Centro de Adestramento Leste (CA-Leste), sediado no Rio de Janeiro (RJ), a atividade dá início à fase de simulação virtual e construtiva, em que os planejamentos das ações de Estado-Maior da Brigada são inseridos no sistema de Simulação COMBATER.

FORPRON

O objetivo da FORPRON é preparar as tropas subordinadas à brigada para o ciclo de prontidão, estando aptas a operar em missões reais de combate convencional, operações de garantia da lei e da ordem e operações interagências. Os militares adestrados poderão cumprir qualquer missão de combate em território nacional ou no exterior.

Fonte: Ascom/CMNE