Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil conduz Estágio de Ação Contra Minas

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 17 set 2021
Crédito: CCOPAB

Rio de Janeiro (RJ) e Araguari (MG) – No período de 2 de agosto a 3 de setembro, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Centro Sergio Vieira de Mello, conduziu o Estágio de Ação contra Minas (EACM) com o objetivo de preparar militares para exercerem funções de instrutores, monitores e assessores internacionais nos trabalhos de desminagem humanitária sob a égide da Organização dos Estados Americanos (OEA).

A atividade, realizada integralmente no idioma espanhol, foi desenvolvida em duas fases: a primeira, na modalidade de ensino à distância (duas semanas) e a segunda, na modalidade presencial (três semanas). Neste período, foram ministradas instruções teóricas e práticas baseadas nos padrões internacionais para ação contra minas (International Mine Action Standards/IMAS).

Fizeram parte desta edição 13 nacionais: sete militares do Exército Brasileiro e seis do Corpo de Fuzileiros Navais, os quais foram capacitados e treinados para serem desdobrados na Colômbia.

Ressalta-se que a realização do EACM 2021 foi possível em virtude do imprescindível apoio do Centro de Instrução de Engenharia e do 2º Batalhão Ferroviário (Araguari-MG), ambos do Sistema de Engenharia do Exército (SEEx).

Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil