Curso de Cabos realiza operação em campo de instrução de Três Barras (SC)

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 02 set 2021
Crédito: Cb Rafael

Três Barras (SC) – O Curso de Formação de Cabos (CFC) do 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13º BIB) realizou a Operação FIT no Campo de Instrução Marechal Hermes, entre os dias 15 e 20 de agosto. O nome do exercício é um acrônimo que faz alusão às virtudes militares fibra, iniciativa e tenacidade, cujo desenvolvimento é parte dos objetivos da atividade. Com o intuito de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso, os alunos cumpriram um total de 13 oficinas, percorrendo cerca de 70 km de deslocamentos a pé.

Durante as oficinas, foram propostas atividades que checaram conhecimentos adquiridos pelos alunos em fases anteriores do curso. Na operação, foram executadas as seguintes atividades: tiro de ação reflexa diurno e noturno, tiro de morteiro 81 mm, tiro de morteiro 60 mm, diurno e noturno, tiro de granada de bocal, tiro de metralhadora .50, tiro de metralhadora MAG, transposição de curso d'água, maneabilidade do grupo de combate, montagem de antenas improvisadas, segurança das comunicações (criptografia e decriptografia de mensagens) e orientação noturna.

Os alunos foram divididos por patrulhas, nível grupo de combate, e realizaram todos os deslocamentos durante a Operação FIT de forma orientada, fazendo uso da comparação carta-terreno e sem auxílio da equipe de instrução. Além das oficinas, também foram realizadas inspeções de aprestamento operacional noturna e treinamento físico militar de calça e coturno. Ao final da atividade, na Guarnição de Ponta Grossa, a patrulha destaque da operação recebeu o brevê FIT na touca manda-brasa.

 

Fonte: 13º BIB