EsEFEx realiza VIII Fórum Científico: "As Tecnologias nas Ciências do Esporte e no Desempenho Operacional”

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 01 jul 2021
Crédito: Sd De Souza

Rio de Janeiro (RJ) – Com o objetivo de proporcionar aos seus alunos a oportunidade de participar de um evento científico e para discutir temas de relevância para a saúde, aptidão física e operacionalidade dos integrantes da Força Terrestre, a Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) realizou nos dias 24 e 25 de junho a 8ª edição do seu Fórum Científico. As palestras ocorreram de forma presencial para os integrantes da Escola, respeitando todas as normas de prevenção à covid-19, e foram simultaneamente transmitidas pelo YouTube para o público externo.

O evento teve como tema: “As Tecnologias nas Ciências do Esporte e no Desempenho Operacional”. Estiveram presentes palestrantes de renome nacional e internacional, que apresentaram assuntos atuais relacionados ao tema. A conferência de abertura foi proferida pelo Prof Dr Antônio Carlos Gomes, do Comitê Olímpico Brasileiro, que falou sobre a tecnologia e a confirmação científica. A seguir, ocorreram duas mesas redondas que abordaram o uso de novas tecnologias no treinamento do triatlo e do futebol. Fechando o primeiro dia do evento, o Prof Dr Ismael Fernandez, da Universidad Politécnica de Madrid, um dos maiores especialistas mundiais sobre a termografia, proferiu uma conferência sobre como a tecnologia ajuda na tomada de decisões no futebol.

O segundo dia do VIII Fórum Científico começou com uma mesa redonda sobre desempenho operacional. Militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira apresentaram como o uso de tecnologias têm contribuído para aprimorar o desempenho operacional de nossos militares. Encerrando o evento, o Prof Dr Runer Augusto Marson, do Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército, proferiu a conferência de encerramento abordando a prospecção tecnológica na utilização de monitoramento remoto em parâmetros fisiológicos.

O Fórum também cumpriu com seu objetivo de promover a integração da EsEFEx com o meio acadêmico civil. Foram mais de 900 inscritos e mais de 3000 acessos nas transmissões ao vivo pelo YouTube. Entretanto, o alcance do VIII Fórum Científico não se encerra, todas as palestras estão disponíveis no canal do YouTube do Centro de Capacitação Física do Exército.

Fonte: Escola de Educação Física do Exército