DPHCEx celebra o Dia da Vitória

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 12 mai 2021
Crédito: Sd Figueredo

Rio de Janeiro (RJ) – A Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) realizou, na manhã do dia 7 de maio, eventos em comemoração ao Dia da Vitória.

 

A primeira homenagem, no Salão Nobre do Palácio Duque de Caxias, constou de uma cerimônia que contou com a presença do Comandante da 1ª Região Militar (1ª RM), General de Divisão André Luiz Silveira, de oficiais-generais da guarnição e do Diretor-Executivo da FUNCEB, General de Brigada R1 Walter Nilton Pina Stoffel, antigo Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, bem como dos representantes da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira  (RJ), Israel Blajberg e Daniel Mata Roque.


Foi entoada a Canção do Expedicionário e em seguida foi executado o Toque de Silêncio, em memória dos que tombaram nos campos de batalha da 2ª Guerra Mundial (2ª GM). Na sequência, após a leitura de texto alusivo ao 8 de maio de 1945, data da derrota nazista em favor dos aliados, ouviu-se o Toque da Vitória. Logo após, o Diretor PHCEx, General de Brigada Carlos Augusto Ramires Teixeira, ao fazer uso da palavra, destacou o significado da homenagem aos bravos soldados da 2ª GM. Bandeiras das organizações militares brasileiras que participaram das batalhas em solo italiano, assim como soldados com uniformes históricos da tropa da FEB abrilhantaram a formatura.

No segundo evento, o Coronel R1 Claudio Skora Rosty, historiador do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército proferiu, no auditório do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), palestra sobre o detalhamento das ações e movimentos da FEB, que culminaram com a rendição da 148ª Divisão de Infantaria alemã aos combatentes brasileiros.

Fonte: DPHCEx