Inauguração da nova Oncologia Clínica do Hospital Militar de Área de Brasília

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 jul 2020
Crédito: HMAB e CMP

Brasília (DF) – O Brasil vem apresentando um aumento nos casos de câncer ano a ano. Em 2019, teve aumento de 25 mil casos em relação ao previsto para ano. Para 2020, o Instituto Nacional do Câncer estima que o país terá 625 mil novos casos de câncer. Com essa realidade, o Fundo de Saúde do Exército (FUSEx) percebeu o aumento de casos nos beneficiários, refletindo na elevação das despesas de encaminhamentos de pacientes para as Organizações Civis de Saúde e isso mostrou a necessidade de uma reestruturação da Oncologia Clínica do Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB).

Com este fim, o hospital investiu em melhorias da estrutura física e do arsenal teraupêutico, com instalação de local adequado para a manipulação de quimioterápicos e imunobiológicos, com aquisição de materiais imperativos em Centro de Terapia Infusional (CTI) e reestruturação da equipe que hoje conta com duas médicas oncologistas, uma enfermeira oncológica, duas farmacêuticas oncológicas e três técnicas de enfermagem.

No dia 27 de julho, foi realizada uma cerimônia que marcou a inauguração desta remodelação do setor de Oncologia Clínica, que contou com a benção do Capelão Militar e com o descerramento da fita de inauguração. Estiveram presentes o General de Exército Artur Costa Moura, Chefe do Departamento-Geral do Pessoal; o General de Divisão Sérgio da Costa Negraes, Comandante Militar do Planalto; o General de Divisão Rui Yutaka Matsuda, Comandante Logístico do HFA; o General de Brigada Francisco Humberto Montenegro Júnior, Secretário-Geral do Exército; o General de Brigada Luiz Gonzaga Viana Filho, Comandante da 11ª Região Militar; e o Coronel Médico Sérgio Goya, Diretor do HMAB.

Fonte: HMAB