Militares do HMAB colaboram no treinamento de profissionais de saúde das Forças Armadas contra a COVID-19

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 08 mai 2020

Brasília (DF) – Como parte das ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus, iniciou, no dia 5 de maio, o treinamento para profissionais de saúde das Forças Armadas em áreas voltadas para emergências clínicas e cuidados intensivos dos pacientes no combate à COVID-19. Os cursos estão sendo realizados em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS) e Belém (PA), durante todo o mês de maio, com o intuito de atender ao maior número possível de profissionais de todo o Brasil. A coordenação do treinamento está a cargo do Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desportos (SEPESD).

Em Brasília, os cursos estão acontecendo no Hospital das Forças Armadas (HFA) e contam com a participação de oito profissionais de saúde do Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) como parte da equipe de instrução. São eles: Major Flávia (anestesista), Capitão Viviane (cardiologista), 1º Tenente Paula Martiniano (fisioterapeuta), 2º Tenente Dalva (enfermeira), 3º Sargento Cinthia de Jesus e 3º Sargento Fátima Passos (as duas últimas, técnicas de enfermagem).

Os treinamentos têm como público-alvo os médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem, que poderão adquirir conhecimentos sobre o coronavírus e suas manifestações clínicas, sobre as normas de proteção individual adequadas, sobre a atuação em terapia intensiva, além de outros temas relacionados ao tratamento de pacientes com a COVID-19. Além da equipe de instrutores, diversos militares de saúde do HMAB também estão participando do curso como alunos.

Fonte: HMAB