Serviço de Saúde do Exército comemora seu dia com pessoal da reserva, torneio esportivo e exposição

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 29 mai 2019

Rio de Janeiro (RJ) – Militares que compõem o Serviço de Saúde do Exército compareceram, na manhã de 29 de maio de 2019, à Escola de Saúde do Exército (EsSEx) para participarem da formatura que marca o Dia do Serviço de Saúde. As atividades comemorativas tiveram início no dia anterior, com a disputa de torneio esportivo de vôlei feminino e futebol masculino, nas dependências no Hospital Central do Exército (HCE).

Nessa salutar atividade, sagraram-se campeões do torneio as equipes do Destacamento de Saúde Paraquedista, no futebol masculino; e da Policlínica Militar de Niterói, no vôlei feminino. Além de promover o congraçamento entre os militares, o evento serviu para cultivar o espírito de corpo e o exercício de liderança dos alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) 2019.

O dia 29 foi marcado pela formatura oficial em alusão à data que reverencia a figura do Patrono do Serviço de Saúde, o General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca. Seu busto colocado em local de destaque, junto a sua espada, conduzida de forma solene pela Primeiro-Tenente-Aluna Taiane da Costa Duarte Leite.

Além de integrantes da EsSEx, compuseram a tropa, ainda, representantes da Escola de Sargentos de Logística e do Destacamento de Saúde Paraquedista. A tropa foi perfilada em frente ao palanque com os diferentes uniformes utilizados pelo Serviço de Saúde e, após a leitura da Ordem do Dia, foi realizada a aposição de uma corbelha de flores junto ao busto do Patrono, o General João Severiano.

Conhecida como berço do Serviço de Saúde, a EsSEx recebeu representações das diversas organizações militares de saúde do Rio de Janeiro. Dentre as autoridades, cabe destacar a presença do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX), General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid; do Diretor de Educação Superior Militar (DESMil), General de Divisão João Batista Bezerra Leonel Filho; e do General de Brigada Médico José Oiticica Moreira, Diretor do HCE.

Ao término da solenidade, militares do Serviço de Saúde de ontem e de hoje foram convidados a se posicionarem à frente da tropa para, sob o comando do mais antigo, realizarem a abertura do desfile.

Na sequência das atividades comemorativas, todos os presentes foram convidados a visitar a exposição de materiais de saúde, montada pelas organizações militares de saúde do Rio de Janeiro.

Fonte: EsSEx