Espaço Cultural do 1º Batalhão Ferroviário” participa da 17ª Semana Nacional do Museus

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 20 mai 2019
Crédito: Sd Hilmann

Lages (SC) – O 1º Batalhão Ferroviário (1º B Fv) participou, de 13 a 19 de maio, da 17ª Semana Nacional de Museus (SNM). A temporada cultural foi promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IbraM), em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio).

Nessa edição, 1.114 instituições de cultura de todo o país ofereceram ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes. O Espaço Cultural “1º Batalhão Ferroviário”, também conhecido como Museu Ferroviário, participou ativamente desse evento. Durante a SNM, passaram pelo Museu Ferroviário, cerca de 800 alunos da rede pública e privada, de ensino, além de visitantes que vieram prestigiar o evento.

A visitação ao Museu conta com a exibição de um vídeo institucional do 1º B Fv, na sequência, uma visita mediada ao acervo e, logo após, é realizada uma atividade lúdica com as crianças. No encerramento, é oferecido um lanche no vagão refeitório, que outrora, serviu aos engenheiros do 1º B Fv, que trabalhavam na construção de ferrovias.

O Museu Ferroviário possui objetos, documentos e fotos que contam a história da construção das ferrovias no Sul do Brasil, retratando a época de ouro do trasporte ferrviário. A participação do Batalhão, por intermédio do Espaço Cultural “1º Batalhão Ferroviário”, na 17º Semana Nacional dos Museus, reacende a chama histórica das tradições ferroviárias que são muito cultuadas pelo Engenheiros do 1º B Fv e que são repassadas às novas gerações, por meio do rico acervo que possui esta cecular Unidade de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro.

Fonte: 1º B Fv