Comando Militar do Leste apoia seminário sobre o papel das Forças Armadas e Proteção Social dos Militares

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 27 mar 2019
Crédito: Cb Francilaine

Rio de Janeiro (RJ) – O Comando Militar do Leste (CML) apoiou o seminário sobre o Papel das Forças Armadas no Mundo Contemporâneo e Proteção Social dos Militares realizado pela Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB). O evento, que reuniu pesquisadores, militares, advogados, membros do Ministério Público, magistrados, professores, estudantes e sociedade em geral, foi realizado, no dia 26 de março, no Auditório da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), na Urca, no Rio de Janeiro.

A palestra inaugural foi proferida pelo Vice-Presidente da República Federativa do Brasil, General de Exército Antônio Hamilton Martins Mourão. Na ocasião, o General Mourão ressaltou o papel dos militares na reforma da previdência e as peculiaridades da profissão. “Participar de um Seminário, promovido pela FUNCEB, é muito importante, porque nós estamos vivendo a primeira fase do nosso Governo, em que o objetivo primordial é conseguir aprovar a reforma da previdência. Óbvio que ela atinge tanto o público civil quanto o militar. Existe também por outro lado uma série de preconceitos, desinformação e falta de conhecimento sobre as peculiaridades da profissão militar. Então, hoje, aqui, temos a oportunidade de debater esses assuntos, mostrar a importância das Forças Armadas e transpor isso para o que tem que ser a proteção social dos militares”, disse o Vice-Presidente do Brasil, que abordou em sua apresentação tópicos sobre o papel das Forças Armadas no mundo contemporâneo.

Além do General Mourão, participaram do Seminário o Presidente da FUNCEB, Doutor Marcos Arbaitman, e o Diretor-Geral da Faculdade Anasps, Professor Alexandre Barreto Lisboa, abordando o tema “Sociedade e Exército Brasileiro”. O Conselheiro da FUNCEB Roberto Duailibi, palestrou sobre o tema “Forças Armadas e o Mundo Contemporâneo”. O Procurador Federal da Advocacia Geral da União (AGU), Doutor Sebastião Faustino, falou sobre Previdência Brasileira: Regimes, Modelos e Formas de Custeio; e o Doutor Sérgio da Silva Mendes, sobre o Regime Constitucional dos Militares.

Entre as autoridades militares, estiveram presentes o antigo Ministro do Superior Tribunal Militar, General de Exército Sérgio Ernesto Alves Conforto; o antigo Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército Jorge Armando Félix; o Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), General de Exército Décio Luís Schons; o antigo Membro do Alto-Comando do Exército, General de Exército José Arantes Barbosa; o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid; e o Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), General de Brigada André Luiz Ribeiro Campos Allão.

A FUNCEB organizou o Seminário em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Direito Previdenciário e Seguridade Social da Faculdade Anasps (NUPRESS).

A FUNCEB é uma entidade civil, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, e que tem como uma das suas principais finalidades promover o inter-relacionamento entre militares e os diferentes segmentos da sociedade, por intermédio de projetos e atividades cívicas e culturais. 

Fonte: CML