Brigada realiza adestramento juntamente com Força Aérea Brasileira

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 26 mar 2019
Crédito: FAB e COMSOC 29ºBIB

Santa Maria (RS) – Nos dias 18 e 19 de março, foi realizado na área do Campo de Instrução de Santa Maria, um adestramento envolvendo uma força-tarefa valor subunidade da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), Brigada Niederauer, e os seguintes Esquadrões da ALA 4 (antiga Base Aérea de Santa Maria): Centauro (3º/10º GAv), Poker (1º/10º GAv), Hórus (1º/12º GAv) e Pantera (5º/8º GAv).

A Força-Tarefa teve por base a 1ª Companhia do 29º Batalhão de Infantaria Blindado, Batalhão Cidade de Santa Maria, e se formou com os seguintes veículos blindados: 08 VBTP M 113 BR e 02 VBEPC M577 A1 desse mesmo Batalhão; e 04 VBC CC Leopard 1 A5 BR (1º RCC). Além disso, a situação tática contou com o apoio de outros importantes blindados de organizações militares da Brigada Niederauer: 2 VBR EE-9 Cascavel (6º Esqd C Mec); 2 VBC AAe Gepard 1 A2 (6ª Bia AAAe AP); e 2 VBCOAP M108 (3º GAC AP). A FAB empregou caças A-1 e A-1M, helicópteros H-60 Black Hawk e uma aeronave remotamente pilotada Hermes 450.

Os integrantes da ALA 4 treinaram procedimentos para Ações de Ataque, Reconhecimento Aéreo, Controle Aéreo Avançado, assim como Infiltração e Exfiltração Aérea e Busca e Resgate. A tropa blindada se adestrou sobretudo em Marcha para o Combate, ocupação de Zona de Reunião, Camuflagem, Vigilância Aérea e Terrestre, além da Defesa de Pontos Sensíveis.

No dia 22 de março, com a presença dos Comandantes da 6ª Bda Inf Bda e da ALA 4, foi conduzida uma análise pós-ação nas instalações do Esquadrão Centauro. Ao confrontar os resultados obtidos pela tropa blindada e as aeronaves da FAB, foi possível identificar pontos fortes e fracos, consolidando ensinamentos, gerando novos conhecimentos e fortalecendo a mentalidade do emprego conjunto no âmbito das Forças Armadas brasileiras.

Fonte: 29º BIB