Segunda edição da Avaliação Competitiva de Adestramento Avançado “VBR Master Gunner”.

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 07 nov 2018
Crédito: Sd Macena

Ponta Porã (MS) – No período de 24 de outubro a 1º de novembro, o 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (11º RC Mec) realizou a segunda edição da Avaliação Competitiva de Adestramento Avançado “VBR Master Gunner”.

O objetivo foi avaliar o preparo das forças mecanizadas atuando nos campos de batalha modernos, mantendo o elevado espírito da Cavalaria Mecanizada e valorizando os seus integrantes, além de destacar e evidenciar o potencial dos militares brasileiros.

Em sua primeira edição, no ano de 2017, teve a participação de 11 guarnições. Nesta edição o evento contou com 16 guarnições, das cidades de Amambai (MS), Bagé (RS), Bela Vista (MS), Castro (PR), Dourados (MS), Itaqui (RS), Jaguarão (RS), Quaraí (RS), Ponta Porã (MS), Porto Alegre (RS), Santa Maria (RS), São Borja (RS), Santana do Livramento (RS), São Miguel do Oeste (SC), Santa Rosa (RS) e Uruguaiana (RS).

As guarnições participantes do desafio competiram em oito oficinas: Aprestamento, Condução Avançada, Primeiros Socorros e Manutenção, Tiro no Estande Reduzido, Combate de Encontro (com a VBR executando tiro de salva), Preparação para o Tiro e Incidentes de Tiro, e Balizamento Noturno. As oficinas apresentaram grande dificuldade e exigência técnica e tática das guarnições, seguindo uma sequência lógica na realização de todas as atividades desenvolvidas por uma tropa mecanizada, desde sua mobilização até o combate propriamente dito.

Os militares tiveram a oportunidade de mostrar o seu valor em uma atividade extenuante, que exigiu conhecimento, habilidade, precisão, sinergia e sintonia entre os integrantes da guarnição. Atributos esses que são inerentes às tropas de cavalaria, assim como a coragem, o arrojo, a iniciativa e a necessidade do contato com o aço, o cheiro de diesel e a fumaça das máquinas de guerra.

Ao final, sagrou-se campeã do VBR Master Gunner 2018 a guarnição do 6º Esqd C Mec, de Santa Maria (RS), em segundo classificou-se a guarnição do 19º RC Mec, de Santa Rosa (RS) e completando o pódio a guarnição do 11º RC Mec, de Ponta Porã (MS).

 



Fonte:11º RC Mec