Alunas do Curso de Extensão Cultural da Mulher visitam Palacete da Ilha Fiscal, onde aconteceu o último baile do Império

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 22 ago 2018

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 16 de agosto do corrente ano, as alunas inscritas no Curso de Extensão Cultural da Mulher da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) 2018 tiveram a oportunidade de visitar o Palacete da Ilha Fiscal, onde aconteceu o último baile do Império.

A atividade iniciou com um giro em torno da Baía de Guanabara quando as guias da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) explanaram a origem de vários nomes de pontos turísticos (como a origem da palavra Corcovado, nomeada por parecer com uma corcova de camelo) e de outras palavras, como "carioca", originada da junção de duas palavras do tupi: "kara´iwa" (que significa homem branco) e "oka" (que significa casa).

Ainda nesse giro ao redor da Baía, as alunas puderam ver o porta-aviões São Paulo, que está sendo desativado, bem como o navio usado nas expedições do Brasil para a Antártica.

Chegando à Ilha Fiscal, as guias detalharam o “último baile do Império”, como é conhecido a última festa grandiosa da monarquia, que aconteceu em novembro de 1889, dias antes da Proclamação da República. Um baile requintado para a sociedade da então capital do Império, quando foram servidos alimentos incomuns em festas, como o sorvete.



Fonte:EsAO