Visita de Juízes e Desembargadores do estado de Roraima ao Abrigo Jardim Floresta

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 24 mai 2018
Crédito: 2º SG P. Johnson (MB)

Boa Vista (RR) – No dia 23 de maio, aconteceu a visita de Juízes e Desembargadores do estado de Roraima ao abrigo Jardim Floresta, destinado a imigrantes advindos da República Bolivariana da Venezuela. A visita ocorreu a convite da Força-Tarefa Logística Humanitária para o estado de Roraima e do Sr Fernando César Costa Xavier, Professor do Curso de Direito da Universidade Federal de Roraima.

Ao início da atividade, o Tenente-Coronel Boechat discorreu sobre as ações realizadas para o funcionamento dos abrigos, relatou que o apoio logístico, assistência básica de saúde aos imigrantes, a segurança das instalações onde se encontram os abrigos e o fornecimento de refeições e gêneros alimentícios ficam a cargo da Operação Acolhida. Os representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) explicaram sobre a gestão dos abrigos, sobre as regras de funcionamento, bem como, sobre a missão principal da ajuda humanitária.

Questões sobre a inserção das crianças abrigadas no sistema de ensino, emissão de documentos, imunização, impacto cultural nos estabelecimentos de ensino, quantidade de refeições oferecidas diariamente e o funcionamento da triagem dos imigrantes na linha de fronteira foram tratadas durante a visita ao abrigo.

Estiveram na atividade o Desembargador/Corregedor-Geral de Justiça, o Dr Jésus Rodrigues do Nascimento; o Desembargador Ricardo de Aguiar Oliveira; e o Juiz de Direito, Dr Luiz Fernando Castanheira Mallet; além de militares da Operação Acolhida e representantes do ACNUR.

Ao término da visita, o Dr Luiz Fernando Castanheira Mallet declarou: “Me causou uma impressão muito satisfatória e positiva ter visitado. Isso veio nos mostrar a realidade. A gente vive em uma cidade e muitas vezes não tem a noção do que está acontecendo. Essa visita nos mostrou e nos deixou bem entusiasmados com o futuro, com o que esse povo pode vir a ter por meio das mãos de vocês (Operação Acolhida)”. 

 



Fonte:Ass Com FT Log Hum Roraima