Solenidade em comemoração ao Dia do Exército no Comando Militar do Oeste

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 23 abr 2018

Campo Grande (MS) – Aconteceu nesta quinta-feira (19), às 10h, no Campo de Parada General Plínio Pitaluga no Comando Militar do Oeste, a solenidade em comemoração ao Dia do Exército.

Autoridades civis e militares participaram do evento que é uma forma de relembrar e homenagear os atos heróicos dos brasileiros que, uniram-se, pela primeira vez, para defender a soberania do Brasil, contra a invasão holandesa, em 1648, na 1ª Batalha dos Guararapes, em Jaboatão (PE). Na oportunidade, o Comandante Militar do Oeste, General Freitas, fez uso da palavra e agradeceu as autoridades, relembrando ainda a história do Exército Brasileiro que se confundem com a dos estados, “este é um dia muito importante a todos nós militares, onde comemoramos 370 anos da Batalha dos Guararapes. Por isso, ficam aqui os agradecimentos a todos que nos prestigiam. Ainda hoje, Dia do Exército, homenageamos personalidades civis e militares que de alguma forma contribuíram com o Exército pelos relevantes serviços prestados”, pontuou o general.

As condecorações entregues a autoridades civis e militares foram: a Medalha da Ordem do Mérito Militar, criada pelo Decreto nº 24.660, de 11 de julho de 1934, que foram entregues aos que prestaram notáveis serviços ao país, a Medalha Exército Brasileiro, criada pela Portaria nº 219 – Cmt Ex, de 14 de março de 2016, que se destina a distinguir quem tenha praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro e por fim, o Diploma de Colaborador Emérito do Exército, destinado a personalidades ou instituições que tenham prestado relevante apoio às atividades e eventos realizados pelo CMO.

Dentre os homenageados estão, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Joilson Alves do Amaral, condecorado com o Diploma de Colaborador Emérito do Exército, “receber um diploma como esse no Dia do Exército é uma honra para nós que somos militares. Fico imensamente grato em ser escolhido entre tantos nomes”, disse o coronel. Ainda como parte das comemorações do Dia do Exército, aconteceu uma Exposição Militar na Praça do Rádio, com estandes de materiais militares e de informações acerca das inúmeras formas de ingresso na Força Terrestre. No encerramento,  a Banda de Música da Base de Administração e Apoio do CMO executou uma apresentação, no Shopping Campo Grande.



Fonte:CMO