Curso de Casqueamento e Ferrageamento de Equinos

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 30 ago 2017

Rio de Janeiro (RJ) – Nos dias 26 e 27 de agosto, a Escola de Equitação do Exército (EsEqEx) realizou o Curso de Aprimoramento em Casqueamento, Ferrageamento e Forja em Equinos, para 24 alunos e alunas matriculados.

O evento contou com a participação de militares da EsEsEx, RCG, CIG, DCMUN, AMAN além de (07) sete civis, entre eles alunos de medicina veterinária e um veterinário.

O curso ofereceu noções básicas de casqueamento e ferrageamento de equinos e contou com aulas teóricas e atividades práticas que possibilitaram aos alunos aplicar os conhecimentos adquiridos, a fim de melhorar a qualificação do efetivo de cabos e soldados e a qualidade dos animais distribuídos nos diversos Regimentos e Escolas Militares do Exército Brasileiro.

Os cascos são a base de sustentação e propulsão dos equinos, por isso merecem cuidados especiais. Além de suportarem o peso do animal, em seu contato direto com o solo, sofrem a consequências diretas desses impactos. Dessa forma, é de suma importância que se proceda ao correto casqueamento, para propiciar a conformação ideal dos cascos, maior conforto e aprumo ao animal, e ao ferrageamento do equino, para preservar a integridade das estruturas dos cascos.

Com o curso de Casqueamento e Ferrageamento de equinos, parte do efetivo  aprendeu a realizar o processo de casqueamento e ferrageamento. Assim, puderam obter maior conhecimento sobre a profissão de casqueador / ferrador, sobre os cascos dos equinos e seus cuidados, as verificações das condições de aprumo do animal e a sua contenção.

No último dia, houve a entrega de certificados aos concludentes do Curso pelo Tenente Coronel Marques, Comandante da Escola de Equitação do Exército (EsEqEx).



Fonte:EsEqEx