Noticiário do Exército – A Palavra da Força

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 18 jun 2021
Crédito: CCOMSEx

Brasília (DF) – A primeira edição do Noticiário do Exército foi publicada em 18 de junho de 1957. Inicialmente o informativo era direcionado ao público interno com a missão de repassar as atividades da instituição. Também conhecido como “A palavra da Força”, em pouco tempo passou a ser chamado de NE - denominação usada até hoje.

Em 2021, o Noticiário do Exército completa  64  anos  de  história. Ao longo de mais de seis décadas, o periódico passou por algumas transformações no formato,  na  linguagem  e  no  suporte de publicação. Apesar das mudanças e da evolução, a razão de sua existência permanece inalterada.

Hoje o NE é publicado exclusivamente em meio digital - mudança ocorrida em 2010. Com isso, passou a ser disponibilizado no site do Exército na internet, tornando-se mais acessível ao público externo. Na época da primeira publicação, tratava-se de um impresso em preto e branco. Ao lado das notícias de caráter geral, também havia espaço para portarias, movimentações, promoções e nomes de concluintes de cursos militares, atraindo um grande interesse por parte do público interno. Antes da primeira edição oficial, foram publicados seis números experimentais, sendo o primeiro deles em 11 de outubro   de 1956, até que fossem definidos o modelo de texto e o tipo de diagramação adequados.

Por mais de 30 anos, o NE foi produzido pelo Estado-Maior do Exército (EME) até que, em 1991, por decisão do EME, o Noticiário do Exército passou a ser produzido pelo Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), em Brasília. A partir de então, o informativo ganhou um caráter mais jornalístico, transformando-se em um veículo de atividades institucionais. Seções como “O que vai pela Força” e “Gente Nossa” provocaram bastante interesse nos leitores, por muitos deles serem retratados nas páginas do noticiário.

Outro destaque na história do NE ocorreu em 1998: naquele ano, passou a ser impresso em cores e a contar com uma diagramação mais moderna. Os temas anteriores, como promoções de oficiais- generais, ordens do dia e textos alusivos às datas comemorativas, foram mantidos.

A variedade de temas abordados é uma tônica do NE. O informativo publica de notícias sobre o preparo e emprego da Força  a matérias sobre tecnologia, ensino militar, meio ambiente, saúde operacional, história e cultura militar, entre outras. Dessa forma, o Noticiário do Exército completa mais de seis décadas de história. Conforme publicado no editorial de sua primeira edição, nosso critério continua sendo informar, objetivamente e com segurança, tendo como fontes de informação o maior patrimônio da instituição: os militares que fazem a nossa Força.

 

.: Versão em PDF para impressão.                                      

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército