Exército defere aproximadamente 96 mil processos em um ano pelo novo sistema para produtos controlados

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 17 jun 2021
Crédito: SisGCorp

Brasília (DF)  – O Sistema de Gestão Corporativo (SisGCorp) vai completar seu primeiro ano de existência no dia 30 de junho deste ano. Desde seu lançamento, diversas funcionalidades foram disponibilizadas aos usuários dos Serviços de Fiscalização de Produtos Controlados pelo Exército (SFPC), resultando em um sistema híbrido e seguro, que garante a autenticidade dos documentos e a maior praticidade e celeridade do serviço.Sistema de Gestão Corporativo tem aproximadamente 96 mil processos deferidos para produtos controlados pelo Exército

Diariamente, centenas de pessoas buscam atendimento nas 157 organizações militares espalhadas pelo Brasil que já administram seus processos por meio do SisGCorp. Desde sua implantação, aproximadamente 96 mil processos já foram deferidos. Destes, mais de 76 mil foram relacionados à Concessão de Certificado de Registro (CR).

No formato anteriormente utilizado, o usuário, para conseguir ser atendido, precisava fazer um pré-agendamento, deslocar-se até uma organização militar (OM), enfrentar longas filas, apresentar vários documentos físicos e aguardar a análise de todo o processo. A partir da implantação do SisGCorp, o usuário passou a lançar seus dados e anexar todos os documentos diretamente na plataforma. Com essa transformação, é possível afirmar que o novo sistema tem alcançado êxito na prestação de serviço para qual ele foi programado.

A Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) tem trabalhado em conjunto com o Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS) e outros órgãos do Exército, em estratégias de pronta-resposta à crescente demanda, seja por meio de medidas para o robustecimento de infraestrutura de TI, seja por meio de capacitação de pessoal ou ajustes técnicos necessários. Dessa forma, o Sistema de Fiscalização Produtos Controlados pelo Exército tem apresentado crescentes índices de resolubilidades nos processos de entrada, ultrapassando atualmente 90% de sua capacidade originária de deferimentos de processos, tendo por referência o início do ano de 2021, conforme o gráfico demonstra.

Segurança da Informação

A Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) tem investido de forma sistêmica em tecnologia, a fim de evitar fraudes e garantir a segurança e autenticidade dos documentos apresentados pelo usuário. Em outra vertente, cabe destacar os benefícios expressivos proporcionados pela informatização, por meio da integridade, transparência, portabilidade e utilização de dispositivos de segurança, de controle e de auditagem, a exemplo do QR Code, do QR Code VIO e de diversas certificações digitais, que garantem a confiabilidade e eliminam vulnerabilidades permitidas pelo manuseio físico dos processos, sem falar que estão alinhados com as mais recentes tecnologias.

Fonte: DFPC