CPOR/CMSP realiza cerimônia de entrega da boina aos alunos

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 14 jun 2021

São Paulo (SP) – No dia 12 de junho do corrente ano, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e Colégio Militar de São Paulo (CPOR/CMSP) realizou a formatura de entrega da boina garança aos 82 Alunos do 6º ano. A cerimônia ocorreu com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, acompanhado dos Ministros da Infraestrutura, da Ciência, Tecnologia e Inovação e oficiais-generais das Forças Armadas da guarnição de São Paulo, além de outras autoridades.

Durante a solenidade, ocorreu o juramento dos alunos recém-matriculados, e a promoção do Aluno Pedro Henrique da Silva a Cabo-Aluno­­­­­ e Comandante do 6º ano. Essa distinção visa a valorização da meritocracia como um dos princípios basilares do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). O Aluno Pedro Silva recebeu a boina e a divisa de Cabo-Aluno das mãos do Presidente da República.

Instituída por Portaria Ministerial, a boina garança representa civismo, patriotismo e o contato com o Exército Brasileiro (EB). O termo “garança” vem do francês “garancê”, que significa vermelho, sendo a cor preferida dos uniformes militares escolares franceses da época napoleônica e uma das cores heráldicas do EB.

Em suas palavras, o Comandante do CPOR/CMSP, Coronel Maurício Máximo de Andrade, cumprimentou os alunos e os pais pela conquista, ressaltando que o compromisso realizado sirva de estímulo ao aprendizado contínuo, com vistas ao engrandecimento do País.

Fonte: CPOR/CMSP