Rádio Verde-Oliva FM de Brasília completa 19 anos

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 11 jun 2021
Crédito: Cb Estevam

Brasília (DF) – A rádio Verde-Oliva FM 98,7, de Brasília, completa 19 anos em 2021. A primeira emissora do Sistema Verde-Oliva de rádio foi inaugurada em 12 de junho de 2002, portanto, seu aniversário coincide com o Dia dos Namorados. Nada melhor do que comemorar o dia no embalo de uma boa música, afinal, o slogan da emissora é “sinal verde para a boa música”!

A outorga da rádio Verde-Oliva é da Fundação Cultural Exército Brasileiro, enquanto a operação é do Centro de Comunicação Social do Exército. A gestão tem, ainda, a parceria da Fundação Habitacional do Exército (FHE/POUPEX). Com esses parceiros, desenvolve-se um trabalho constante com a missão de conquistar mais ouvintes, por meio de boa música, informação, cultura e educação, além de notícias do Exército – uma programação à altura de uma rádio adulta contemporânea.

O Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio parabenizou, como ouvinte, a rádio Verde-Oliva: “quero parabenizar pelos 19 anos! Eu saio daqui (QGEx) para a casa todos os dias e volto para o quartel ouvindo a 98.7, com boa música, notícia, atualidades e informações sobre coisas que estão acontecendo no âmbito da Força, da Amazônia ao Sul, do Nordeste ao Pantanal”. Assim, o Comandante da Força descreveu as características de uma programação que aproxima a sociedade do seu Exército.

Desde 2019, o Sistema Rádio Verde-Oliva iniciou sua expansão, ao instalar sua primeira afiliada em Manaus, a 98.3 FM. Em 2020, foi a vez da rádio chegar a Três Corações (MG), a 88.1 FM. O Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, General de Divisão Richard, afirmou que a previsão é de o Sistema Verde-Oliva inaugurar, ainda em 2021, mais uma emissora. Ela deverá se situar em Resende (RJ), nas instalações da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde são formados os oficiais combatentes do Exército Brasileiro.

 

Histórico

A rádio Verde-Oliva FM – 98.7 MHz teve sua outorga, como emissora educativa, concedida em 1999. Durante o ano seguinte, o andamento do processo legal e técnico continuou e, finalmente, em dezembro de 2001, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a inclusão do canal 254e, Brasília (DF), no Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em FM.

Em fevereiro de 2002, o Ministério das Comunicações concedeu permissão à Fundação Cultural Exército Brasileiro para executar o serviço de radiodifusão sonora em FM, com fins educativos e culturais, na cidade de Brasília. Foi assim que, a partir de abril, começaram os testes de transmissão e, no dia 12 de junho do mesmo ano, a rádio foi efetivamente inaugurada.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército