Batalhão de Infantaria de Força de Paz recebe treinamento em coordenação civil-militar

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 14 jun 2021
Crédito: CCOPAB

Cascavel (PR) – A equipe móvel de treinamento (EMT) do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil conduziu o Estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC, sigla em inglês) no período de 7 a 11 de junho de 2021. O estágio contribuiu para a capacitação de militares do Batalhão de Infantaria de Força de Paz, orgânico da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, que está à disposição do Sistema de Prontidão das Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS, sigla em inglês).

A atividade foi desenvolvida abordando a doutrina CIMIC do Departamento de Operações de Paz da ONU (Core Pre-Deployment Training Material e Specialized Training Material), permitindo aos participantes exercer funções relacionadas ao Sistema de Assuntos Civis da Organização das Nações Unidas (ONU).

Além da participação de instrutores do CCOPAB (EMT), mereceu destaque, dentre outras, a participação das seguintes autoridades convidadas: o representante do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Gabriel Valladares; a Coordenadora Geral da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ), Profa Dra Eduarda Hammann; e a Oficial de Ligação do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Silvia Corradi Sander.

Fizeram parte do estágio dez militares, que, por meio de discussões em grupo e exercícios práticos, tiveram a oportunidade de interagir em um ambiente multidimensional, característico das operações de paz.

Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil