Hospital do Exército desenvolve programa de recondicionamento físico de militares

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 14 jun 2021
Crédito: HGUPV

Porto Velho (RO) – O Hospital de Guarnição de Porto Velho (HGuPV) desenvolveu o Programa Perfil, com o objetivo de incentivar a prática adaptada do exercício físico regular associado a uma alimentação adequada, sob orientação especializada, buscando manter ou melhorar a qualidade de vida dos militares da organização militar de saúde. No dia 10 de junho, foi encerrada a primeira fase do programa, com a avaliação antropométrica de todo o efetivo do HGuPV para uma posterior comparação e análise dos resultados.

As atividades foram realizadas pela Chefe da 3a Seção, Capitão Isis; pela nutricionista Primeiro-Tenente Thatiana Barros; e pela fisioterapeuta Segundo-Tenente Flaviany Braga. Foram realizadas, anteriormente, palestras envolvendo todos os militares da organização militar de saúde com orientações práticas sobre os exercícios que podem ser realizados em ambientes restritos, dando ênfase ao treinamento físico através da faixa elástica; e ainda foi disponibilizado um guia de orientações nutricionais contendo cardápios e receitas balanceadas de fácil aplicação.

Programa Perfil
O HGuPV, através do Programa Perfil, busca monitorar o estado de saúde dos militares durante todo o ano e promover a conscientização pela busca de uma melhor qualidade de vida, enfatizando a importância de manter a aptidão física e a saúde mental em consonância com o Projeto Cuidando de Quem Cuida.

A pandemia da covid-19 ocasionou restrições e consequentemente dificuldades para os militares manterem o condicionamento físico. Estudos recentes demonstram que a prática do exercício físico fortalece o sistema imunológico e contribui para manter a saúde mental; e a prática regular do treinamento físico militar pode contribuir para a redução do risco de internações e de morte decorrente da covid-19.

Fonte: HGUPV