Centro de Formação de Reservistas do CMA incorpora 234 novos soldados

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 14 jun 2021
Crédito: 1º BIS (Amv)

Manaus (AM) – A formatura de incorporação dos recutras ocorreu na manhã do dia 8, no 1° Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) – 1º BIS (Amv) – e contou com a presença do Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Theophilo, acompanhado do Comandante da 12ª Região Militar, General de Divisão Rosty e do Chefe do Estado-Maior do CMA, General de Brigada Rangel.

Duzentos e trinta e quatro soldados integram a segunda turma de incorporados do Centro de Formação de Reservistas do Comando Militar da Amazônia (CFR/CMA). Desse total de soldados, 27 são do Hospital Militar de Área de Manaus (HMAM), 81 do 12° Batalhão de Suprimento (12º B Sup), 48 da Companhia de Comando do 2º Grupamento de Engenharia (Cia C 2º Gpt E) e 78 da Companhia de Comando da 12ª Região Militar (Cia C 12º RM).

O CFR está funcionando, durante este ano, de forma experimental, nas instalações do 1º BIS (Amv). O curso inclui as instruções individual básica, individual de qualificação comum e a instrução de garantia da lei e da ordem (GLO) para o efetivo variável na guarnição de Manaus.

O Centro tem como principal objetivo desonerar as organizações militares (OM) dos encargos de formação do soldado do efetivo variável, colaborando com a prontidão dessas OM e com o Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre (SISPRON).

Uma das vantagens é que os militares do efetivo variável do Grupamento Bravo de 2021 receberão a instrução individual básica de forma centralizada, garantindo, assim, a uniformidade de procedimentos operacionais básicos no universo das OM do CMA.

O período da instrução individual básica do 2º turno do CFR teve início no dia 1º junho. Durante a primeira semana, realizaram diversas instruções, como ordem unida, treinamento físico militar, higiene e primeiros socorros, hierarquia e disciplina, fardamento, entre outras.

Por fim, ressalta-se que todos os integrantes do CFR fizeram o teste para detecção da covid-19, como parte das medidas sanitárias necessárias para a prevenção da doença.

Fonte: 1° Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel)