Batalhão promove palestra de sua Comissão de Meio Ambiente

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 09 jun 2021
Crédito: 8° BEC

Santarém (PA) – Entre os dias 11 e 15 de maio, a Comissão de Meio Ambiente do 8° Batalhão de Engenharia de Construção (8° BEC) realizou a Semana de Meio Ambiente. A Comissão, composta por engenheira ambiental, engenheira florestal e auxiliar técnica apresentou a importância do meio ambiente, contextualizada com a atividade fim da organização militar (OM), inserida no bioma amazônico, tendo, portanto, o compromisso com a preservação ambiental.

Os temas apresentados ao público interno tiveram como base o meio ambiente, o contexto histórico, legislações pertinentes e estrutura organizacional da gestão ambiental dentro do Exército Brasileiro. Abortados na Portaria n° 338, do Comando do Exército, que preconiza as instruções gerais do sistema de Gestão Ambiental do Exército (IG 20-10), na importância da consciência ambiental de seu quadro de militares e servidores civis que atuam em obras dentro de ecossistemas que devem ser resguardados sob as premissas do desenvolvimento sustentável.

O 8° BEC incluiu nas instruções de boas práticas ambientais dentro do aquartelamento e nas obras de cooperação, visando atender à legislação ambiental vigente, bem como garantir a manutenção da qualidade ambiental na OM e extensões, como canteiros de obras e destacamentos, tais como as licitações sustentáveis recomendadas durante as instruções da Comissão de Gestão Ambiental da OM.

Essas ações de educação ambiental estão previstas no Plano de Gestão Ambiental do Batalhão, com os principais objetivos desses programas e a segregação de resíduos na fonte geradora e a boa gestão dos resíduos de saúde, respectivamente, visando atender ao que preconiza o Sistema de Gestão Ambiental do Exército (SIGAEB).

A OM, também, preocupa-se com a segurança e com os aspectos ambientais relacionados aos imóveis sob sua jurisdição, realizando, por exemplo, plantios de mudas de espécies florestais nativas, obtidas por meio de parcerias junto aos órgãos de meio ambiente, secretarias e organizações sociais do município de Santarém. Somente em 2021, já foram plantadas 167 mudas nas áreas do aquartelamento, como vilas militares e áreas patrimoniais.

No dia 5 de junho comemorou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Comando do 8° BEC, antecipou a comemoração para instruir e conscientizar os militares do Batalhão, que iniciará a mobilização para uma obra em Macapá (AP), a Operação Matapi, militares estarão destacados na missão de desenvolver o Brasil, num sistema sustentável do meio ambiente.

Fonte: 8º BEC